Campus da UFC em Quixadá doa 200 face shields para Secretaria de Saúde do município

compartilhar no:
Doação dos equipamentos aconteceu nesta terça no Campus de Quixadá (Foto: UFC/Divulgação)

Quixadá: Além de passarem a receber as doses da Coronavac contra a Covid-19, os profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Quixadá, agora terão mais um aparato protetor, desta vez garantido pela Universidade Federal do Ceará (UFC). A instituição realizou a doação de 200 face shields para a pasta, que deverão ser utilizadas por profissionais que atuam na linha de frente de combate à pandemia.

De acordo com a UFC a entrega aconteceu no Campus de Quixadá, na última terça-feira (26), e foi realizada pelo vice-diretor do Campus de Quixadá, Prof. Paulo de Tarso Guerra, com a presença de Maria Sandra dos Santos e Geibson Carneiro, representantes da Secretaria Municipal da Saúde. Durante o ato de entrega o Prof. Paulo de Tarso e o engenheiro Abdul Hamid apresentaram o campus e o laboratório à representante da Secretaria da Saúde, que também recebeu as instruções para a montagem do equipamento.

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) foram produzidos no laboratório de prototipação do campus, por meio de impressoras 3-D, com matéria-prima adquirida por meio de recursos do Ministério da Educação repassados à UFC para ações de combate à covid-19.

A produção de face shields foi planejada e executada por uma equipe composta pelo coordenador do Curso de Engenharia de Computação, Prof. Wagner Guimarães Al Alam; pelo Prof. José Neto de Faria, do Curso de Design Digital; pelo engenheiro do campus Abdul Hamid Matos Moreira; e pelos estudantes Marcelo Martins da Silva, Camila Stéfany Diógenes Guerra, Maxwell Brito da Silveira e Gregório Mariano de Azevedo Neto.

Segundo o Prof. Wagner Al Alam, o grupo continuará produzindo EPIs a partir das demandas apresentadas. Desde março de 2020, o docente tem se empenhado pessoalmente na produção desses materiais, já tendo entregue remessas a unidades de saúde como o Hospital Geral Dr. César Cals e o Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (antigo Hospital da Polícia Militar), bem como à Farmácia-Escola da UFC, em Fortaleza.

Com informações da UFC