Ato emocionante: CoronaVac chega em Quixadá sob aplausos; profissionais de saúde recebem imunizante

compartilhar no:
Primeira quixadaense tem 68 anos, prefeito que é médico aplicou o imunizante (Foto: Cleyton de Paula)

Cinco profissionais de saúde que atuam na linha de frente no enfrentamento ao coronavírus, foram as primeiras quixadaenses a tomar a dose da vacina contra a Covid-19. O prefeito do município, Ricardo Silveira, que também é medico, fez a aplicação da primeira dose. A primeira quixadaense imunizada foi a agente de saúde, Margarida Maria Vieira, 68 anos.

O ato histórico aconteceu na noite desta segunda-feira (18), no Paço Municipal da Prefeitura de Quixadá. As doses chegaram por volta de 20h30 no Aeroporto de Quixadá, trazidas por um helicópotero do Governo do Estado. De lá, parte do carregamento foi armazenado em um local mantido pela Secretaria de Saúde.

Uma comitiva formada por profissionais que compõe o Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC), além do vice-prefeito de Quixadá, Marcelo Ventura, e a secretária municipal de Saúde, Benedita Oliveira, acompanharam a entrega do carregamento de doses em Quixadá e fizeram a devida conferência. Benedita Oliveira foi, inclusive, uma das cinco pessoas a serem vacinadas.

Do aeroporto as doses foram levadas até o paço. Nas ruas, a população acenava nas calçadas pelo comboio que passava. Algumas pessoas choravam tomadas pela emoção. Em Quixadá, 87 pessoas morreram vítima da pandemia do coronavírus desde o seu início, ainda em março do ano passado.

Nesta terça-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde deve divulgar o esquema vacinal para a estratégia de imunizização, no entanto, os critérios devem seguir os padrões já estabelecidos pelo Ministério da Saúde, o que garante que não deverá ocorrer muitas mudanças. O primeiro grupo, segundo o plano, é formado pelos trabalhadores de saúde seguidos pelas pessoas com 80 anos de idade ou mais, pessoas com 75 a 79 anos (3,4 , pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas e indígenas.

É um momento de muita emoção está vivvendo esse di tão importante para nossa população. É um motivo de muito orgulho pra gente, a população está agradecida demais, sobretudo aqueles que lidam com pessoas com pacientes com coronavírus.” disse Ricardo Silveira. O prefeito agradeceu as autoridades do estado, além de destacar as equipes da saúde de Quixadá.

Ao final, Ricardo expressou sua fé no momento histórico. “Agradecer a Deus hoje é uma prova cabal que deus existe, quando que nós imaginávamos que estaríamos hoje celebrando avinda de uma vacina. Então, não tenho dúvida que a força de Deus é maior do que tudo”.