55 pacientes do Ceará são monitorados por suspeita de estarem com cepa do vírus de Manaus

compartilhar no:
Situação no estado é grave; Sesa monitora pacientes suspeitos de estarem com a cepa do vírus no Ceará (Foto: REUTERS/Bruno Kelly

A situação do coronavírus vivida na cidade de Manaus, começa a despertar a atenção de todo o Brasil: uma nova linhagem na cepa do vírus da Covid-19, seria a responsável por talar os moradores, causando uma situação ainda nunca vista pelos pesquisadores. O resultado seriam as milhares de mortes provocadas pelo rápido comprometimento que o vírus provoca nos seus infectados, deixando mínima as chances de vida. E agora, essa nova linhagem do vírus começa a preocupar os cearenses.

Uma informação confirmada pelo jornal Diário do Nordeste deste sábado (30) mostra que a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) já estaria monitorando 55 pacientes suspeitos de estarem contaminados com a nova linhagem do vírus encontrada nos pacientes mortos em Manaus. O monitoramento ainda não conseguiu confirmar se, de fato, esses pacientes estejam portando a cepa encontrada na região Norte do Brasil. Mas há indícios fortes e por isso a Sesa está acompanhando a evolução clínica dos pacientes.

De acordo com o Diário do Nordeste “Das pessoas investigadas, 33 são do sexo masculino e 22, do sexo feminino. Apenas um paciente veio transferido em acordo com o Estado. Dos 55 pacientes, 40 deles — o equivalente a 72,73% do grupo — são viajantes. Os outros 15 são contactantes”.

No auge da crise por oxigênio enfrentada pelo estado, há cerca de duas semanas, alguns pacientes foram transferidos como estratégia de urgência, para outros estados. A rede Unimed Fortaleza confirmou que sete pacientes de Manaus estavam internados em seus hospitais. Mas conforme o Diário do Nordeste, três deles já receberam alta e ainda não houve nenhum falecimento.