Preocupante: Duas facções disputam “território” em Ibaretama e pichações com suas marcas se espalham

compartilhar no:
“Se roubar, morre”. Os comunicados preocupam os moradores que tem medo de falar sobre o assunto. (foto: RC)

Região Central: Com uma população estimada em 13.369 pessoas, o município de Ibaretama que faz limite com Quixadá, Ocara, Morada Nova e Aracoiaba enfrenta uma situação delicada na segurança pública. Os moradores se recusam a falar sobre o assunto com medo de represália do poder paralelo.

Normalmente, apenas uma equipe policial dá suporte e muitas vezes fica descoberta após a viatura se deslocar para registrar ocorrência na Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá. Essa situação favoreceu a expansão do crime organizado, principalmente nas sedes dos distritos.

Duas facções disputam “território” em Ibaretama, as denominadas de Comando Vermelho-CV e Guardiões do Estado-GDE.  O caso é tão sério que existe disputa até nas placas de trânsito. Onde uma faz pichação com sua marca, a outra apaga.

Se as placas de trânsito estão com pichações, os condutores são os que sofrem com a falta de sinalização visível.

Aparentemente, a sede da cidade é “território” do GDE, se constata pelos avisos em vários locais: “se roubar, morre”. Os comunicados preocupam os moradores que tem medo de falar sobre o assunto.

A chacina foi a explosão da violência e a prova de que o município precisa da presença das forças de segurança. Nos últimos dias, quase diariamente equipes do Comando Tático Rural-COTAR tem feito patrulha, o que tem acalmado os ânimos e principalmente a esperança da população por dias melhores.

Pichação no local onde será a areninha (foto: RC)