Petrobrás anuncia aumento do preço do botijão de gás de cozinha a partir desta quinta (3)

compartilhar no:

O gás de botijão usado para cozinhar vai ficar mais caro outra vez. No mesmo dia em que divulgou redução de 2% no preço da gasolina, a Petrobras anunciou que vai aumentar em 5% em média os preços do gás do tipo GLP, também conhecido como gás de cozinha, vendido em suas refinarias a partir desta quinta-feira (3).

Com isso, o preço médio da Petrobras às revendedoras será equivalente a R$ 33,89 por botijão de 13 kg. Com o reajuste, o produto passa a acumular no ano alta média de 21,9%, ou R$ 6,08 por botijão.

O último reajuste foi também de 5% no dia 4 de novembro. No ano, o GLP acumula alta de 21,9% nas refinarias, que vendem o combustível para as distribuidoras. De acordo com a Petrobras, com base em dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), na última semana de novembro, a parcela da companhia correspondia a 43% do preço final ao consumidor.

O reajuste vem menos de um mês depois do último aumento e poucos dias após a entrada em vigor da bandeira vermelha no sistema elétrico, que vai aumentar as contas de luz em dezembro.

Em nota, a Petrobras informou que a fixação dos preços do GLP em suas refinarias “segue a dinâmica de commodities em economias abertas”. Ou seja, usa como referência o preço do combustível no mercado internacional somado aos custos de importação do GLP, que envolve também logística de transporte.