Morre em Quixadá, aos 82 anos, o profeta da chuva Chico Leiteiro

compartilhar no:
O profeta da chuva Chico Leiteiro, um dos mais célebres nome da cultura quixadaense

Quixadá: Morreu neste sábado (5) em Quixadá, aos 82 anos, o agricultor Francisco Coutinho dos Santos, conhecido como Chico Leiteiro. Chico se consagrou entre a população quixadaense como um dos mais antigos profetas da chuva do Sertão Central. De acordo com informações apuradas pelo Portal Revista Central, o agricultor aposentado teve uma parada cardíaca e não resistiu.

Conforme familiares, o profeta começou a desenvolver mal estar no começo do dia e foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Quixadá. No local, Chico teria sofrido duas paradas cardíacas. Ele foi socorrido pela equipe médica mas, minutos depois, teve uma terceira parada. Desta vez, em consequência das duas paradas anteriores, o agricultor não resistiu e veio a óbito.

Chico Leiteiro sempre morou em Quixadá. Ele se consagrou no imaginário e na cultura quixadaense pelas suas participações no enocntro anual dos Profetas da Chuva. Suas previsões eram sempre baseadas com a sua vivência no campo. Assíduo participante, Chico contabilizava na memória mais de 20 encontros nos quais levou previsões algumas vezes certeiras.

Chico Leiteiro se orgulhava de seu nome estar figurado entre os mais célebres Profetas da Chuva de Quixadá. Quem o conhecia, sabia que ele era cauteloso. Gostava de observar para só depois, dizer algo. Em 2004, chegou a ser entrevistados por pequisadores da Universidade de Havard, numa pesquisa que era desenvolvida naquele ano por uma antropóloga americana, e saiu nas páginas de jornais nacionais e intrnacionais. “Eu fui entrevistado pela Folha de São Paulo. Hoje, eu posso dizer que sou reconhecido internacionalmente, até no jornal da Califórnia já saiu uma reportagem sobre mim”, dizia ele. A reportagem da época pode ser conferida clicando aqui.

O Portal Revista Central também apurou que após dar entrada na UPA e sofrer as paradas cardíacas, Chico teve apresentado em resultados de exames que fez, o diagnóstico de pneumonia, fator que pode ter agravado seu estado se saúde. Não há informações sobre o velório do profeta. O Portal presta suas mais sinceras condolências e votos de pesar a todos pela perda desta grande figura humana quixadaense.