Feira agroecológica de Quixeramobim volta presencialmente no espaço Antônio Conselheiro

compartilhar no:
Espaço Antônio Conselheiro, em Quixeramobim (Foto: SVM)

Quixeramobim: Na próxima sexta-feira (4), das 16h às 18h, o Espaço Antônio Conselheiro retoma as atividades presencias promovendo a Feira Agroecológica de Quixeramobim. O evento realizado pelo Instituto Antônio Conselheiro contará com a participação especial das famílias dos programas Uma Terra e Duas Águas (P1+P2) do território e oferta produtos saudáveis aos consumidores do município do Sertão Central.

Algumas das recomendações aos feirantes e consumidores incluem o uso obrigatório de máscaras de proteção, a higienização das mãos com álcool 70%, distância mínima de dois metros entre as pessoas e a presença de um único cliente por barraca. “Ao chegar em casa, higienize todas sacolas e os produtos, tome banho e lave toda roupa que utilizou na feira antes do contato com os seus familiares. Caso esteja sentindo mal estar, não venha à feira”, orienta o IAC.

O Governo do Ceará e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário apoiam a retomada responsável das feiras públicas em todo Estado do Ceará. Os eventos fomentam a economia solidária pelo interior do Estado e garantem o escoamento da produção agrícola dos agricultores familiares. “Mais que consumir alimentos orgânicos e saudáveis, o consumidor injeta recursos na economia local e fomenta o desenvolvimento regional”, estimula o secretário De Assis Diniz.

Com o intuito de ampliar o estoque de água das famílias, comunidades rurais e populações tradicionais para dar conta das necessidades dos plantios e das criações animais, a Articulação do Semiárido criou em 2007 o Programa Uma Terra e Duas Águas, o P1+2. O nome do programa faz jus à estrutura mínima que as famílias precisam para produzirem – o espaço para plantio e criação animal, a terra, e a água para cultivar e manter a vida das plantas e dos animais.