Ceará tem início de semana com possibilidade de chuva em todas as macrorregiões

compartilhar no:

A segunda quinzena do mês de dezembro, o primeiro da Pré-Estação no Ceará, começa com condições de instabilidade, ou seja, chances de chuva em todas as macrorregiões, principalmente a partir desta terça-feira (15).

De acordo com análise realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os especialistas observaram, na manhã desta segunda (14) a presença de poucas nuvens não somente sobre o Ceará, mas como no Nordeste como um todo. Porém, ainda há chance de precipitação em pontos isolados do Estado, principalmente no noroeste do Estado (Litoral do Pecém, Litoral Norte e Ibiapaba).

Já para amanhã, todas as macrorregiões deverão começar o dia com possibilidade de chuva, mesmo que em áreas reduzidas (de 5 a 20% do território). No centro-norte, são esperadas precipitações entre o começo da madrugada até o início da tarde. Já no centro-sul, os registros poderão ocorrer ao longo do dia.

Por fim, para quarta, a Funceme indica, neste momento, cenário semelhante ao apontado para terça-feira.

A previsão de chuva se baseia na esperada atuação de áreas de instabilidades que se formaram sobre o oceano Atlântico e no leste do Nordeste. Além disto, a atual localização do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) está favorável, diferente do cenário observado semana passada.