Luto em Banabuiú: morre, aos 89 anos, o ex-prefeito Aluísio Cajazeiras de Sá

compartilhar no:
Aluísio Cajazeiras faleceu nesta quinta (26), curiosamente, mesma data de seu aniversário

Região Central: Faleceu nesta quinta-feira (26) em Banabuiú, aos 89 anos, Aluísio Cajazeiras de Sá. Ele foi o segundo prefeito da história da emancipação política de Banabuiú. De acordo com um familiar, a causa da morte de Aluísio foi insuficiência cardiorespiratória. O óbito foi confirmado por volta de 17h da tarde. Curiosamente, na data de hoje Aluísio Cajazeiras completava aniversário.

Conforme o Portal Revista Central apurou, o político banabuiense estava internado há aproximadamente 15 dias, no Hospital da Unimed, no bairro São João do Tauape, em Fortaleza. Aluísio Cajazeiras deu entrada na unidade apresentando o mesmo problema que causou sua morte. Ele chegou a ser internado na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) e saiu na última segunda-feira (23), mas não resistiu e morreu nesta quinta.

Aluísio é membro da tradicional família Cajazeiras. Ele fez seu nome na hsitória política de Banabuiú. Formou o grupo que, junto a lideranças municipais, pleiteou e conseguiu a emancipação de Banabuiú em 1988, quando a cidade ainda era distrito de Quixadá. No ano seguinte, nas primeiras eleições da cidade, compôs a chapa do médico Benedito Gonçalves de Melo como vice-prefeito, e quatro anos depois, se elegeu prefeito, em 1992, tendo governado Banabuiú de 93 a 96 com Edinho Nobre como vice.

Amante da cultura da cidade e conhecedor da história de Banabuiú, Aluísio era considerado pelos mais próximos uma enciplopédia viva. Conhecia de cor o nome de todas as ruas da cidade. Relatava a história do surgimento da igreja de Banabuiú e com frequência se recordava de episódios históricos dos 32 anos da cidade. Era uma figura carimbada entre os banabuienses, e ganhou ainda mais a simpatia da população, quando se casou com a professora Ana Anilda Batista Sá.

Sempre se manteve um ávido político, ganhando a consideração e o respeito de todos os gestores da cidades, mesmo quando resolvia manter distância dos embates municipais. Mais tarde, com sua vocação ainda sendo uma tônica forte em sua vida, voltaria a se aventurar nas disputas pela prefeitura do município. Em 2004, se elegeu como vice de Antônio Sales Magalhães e apoiou a candidatura do sobrinho, Thiago Cajazeiras, como vice de Edinho Nobre, em 2012. Nos últimos anos, desfrutava de uma vida pacata ao lado da atual mulher, Celena Cajazeiras, em uma fazenda simples na localidade de Lagoa da Serra, zona rural de Banabuiú.

Nas redes sociais, a notícia da morte de Aluísio Cajazeiras repercutiu e gerou uma verdadeira comoção. O prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, lembrou da figura emblemática de Cajazeiras. Por coincidência, mais cedo, o gestor já havia dedicado uma postagem para lhe parabenizar pelo seu aniversário. “Sua determinação em fazer o bem, sua humildade e sabedoria, tornaram o simples Aluísio numa figura grande, de uma valiosa importância para a nossa história e para a nossa cidade. Um exemplo de homem de bem e de coração humanamente inonfundível”, disse Edinho.

Aluísio Cajazeiras de Sá deixa sete filhos, sendo quatro mulheres e três homens. O velório deve ter início ainda na madrugada desta quinta-feira (26), na casa de uma de suas filhas, na rua JK, no centro de Banabuiú. De acordo com apurado pelo Portal junto a família, o sepultamento acontece às 16h desta sexta-feira (27), no cemitério de Banabuiú. O prefeito Edinho Nobre decretou luto oficial na cidade.

O Portal Revista Central presta sua homenagem à memória de Aluísio Cajazeiras (Arte gentilmente cedida por: Rafael Fernandes)