Inaugurado em Quixadá primeiro batalhão de combate a incêndios florestais do Ceará

compartilhar no:
Sede em Quixadá vai ajudar a combater incêndios florestais em toda a região Centro do estado (Foto: Carlos Gibaja)

Quixadá: o clima seco predominante em grande parte do interior do Ceará favorece a incidência de incêndios em vegetação. De modo a dar mais agilidade no combate a incidentes como esse, foi inaugurada no último sábado (7), em Quixadá, a sede do 1º Batalhão de Combate a Incêndio Florestal do Estado do Ceará. O governador Camilo Santana fez a entrega, acompanhado do secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, e do comandante geral do Corpo de Bombeiros, Eduardo Holanda.

“Aqui é uma região sensível a queimadas. Além da presença do Corpo de Bombeiros, teremos em Quixadá o Batalhão que vai beneficiar no combate a incêndios florestais nesta região. Estamos investindo naquilo que é mais importante que é o capital humano, e também com o que há de melhor em equipamentos para esses profissionais trabalharem”, disse o governador na entrega da sede.

O Batalhão instalado na região do Sertão Central possui 1400 m2 de área. A unidade foi construída pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) ao lado do Aeroporto de Quixadá, e custou cerca de R$ 2 milhões somando obra, viaturas, material operacional e mobília.

O secretário Sandro Caron agradeceu pelo permanente investimento que o Governo do Ceará tem feito no Corpo de Bombeiros. “Nós temos uma inovação com o primeiro quartel de combate a incêndio florestal”, enalteceu. “Além de atender a outras demandas do Corpo de Bombeiros, conta com homens altamente treinados para combate a incêndio florestal”.

Inicialmente, 20 bombeiros atuam no batalhão, efetivo que será ampliado. No local estão de prontidão duas viaturas operacionais, uma viatura nova de combate a incêndio e salvamento (ABTS), toda equipada, sendo uma das cinco primeiras adquiridas pelo Governo do Ceará com este perfil, podendo atuar tanto no combate a incêndio como na busca e salvamento; e outra viatura do tipo pick-up 4×4 equipada com bomba-tanque portátil de incêndio florestal concebida para melhorar o tempo de resposta das ocorrências além de combater focos de fogo em locais de difícil acesso.

Além da atuação operacional na região do Sertão Central, o 1º Batalhão de Combate a Incêndio Florestal também atuará nos serviços de fiscalização e vistorias de edificações por meio do Comando de Engenharia e prevenção de incêndio (CEPI), promovendo assim, a segurança da população através do trabalho preventivo. Os deputados estaduais Osmar Baquit e Rachel Marques estiveram presentes na entrega da sede do Batalhão.