Halo solar no céu do Ceará chama atenção de moradores: ‘Um arco-íris ao redor do sol’

Halo solar brilha no céu cearense e encanta moradores — Foto: Wandemberg Belém/SVM

Um halo solar brilhou no céu cearense nesta quinta-feira (26) e chamou atenção de moradores de cidades do interior do estado. Leitores de Tarrafas, Altaneira e Assaré enviaram imagens ao G1 com registro do fenômeno.

“Achei muito bonito mesmo. Eu tinha visto outro um mês atrás, mas esse achei bem mais visível e brilhoso. Inclusive ficou bem na fotografia e no registro do celular”, comenta o radialista Thiedo Henrique, que fotografou o halo. “É um fenômeno bem interessante que desperta a curiosidade de saber o porquê ele se forma em volta do sol”, diz.

“Coisa inexplicável, totalmente diferente. Eu nunca tinha visto esse fenômeno, parece um arco-íris ao redor do sol. Vou até postar nas redes sociais”, relata o motorista Aury Izídio.

“Já escutei dizer que quando a gente ver essa lagoa redonda em volta do sol, ou da lua. É sinal de bom inverno”, acrescenta Rita de Cássia.

Reflexo em cristais de gelo

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) o fenômeno é comum, mas muitas das vezes não pode ser visto devido à claridade do dia.

O fenômeno ocorre a partir do reflexo da luz em cristais de gelo, em altitudes acima de 12 quilômetros.

“O halo tem a ver com a incidência da luz do Sol sobre nuvens altas (cirrus). À medida que a luz bate, forma-se aquele desenho colorido”, explica o meteorologista Heráclio Alves.

Com informações do G1