Eleições 2020: pesquisa aponta Rozário Ximenes como preferida entre eleitores de Canindé

compartilhar no:
Rozário Ximenes é a atual prefeita de Canindé

Região Central: se as eleições fosse hoje, a candidata a reeleição ao cargo de prefeito no município de Canindé, Rozário Ximenes, estaria matematicamente eleita. A constatação vem a partir da pesquisa de indicação de voto divulgada na última terça-feira (10) pelo Instituto Real Time Big Data. Rosário aparece como favorita nos dois cenários, liderando em alguns deles com até 25% de diferença.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 1033/2020 no último dia 3 de novembro. O levantamento ouviu 500 pessoas entre os dias 4 e 6 de novembro. A margem de erro é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos e o grau de confiabilidade da pesquisa é de 95%.

Os seis nomes que estão na disputa em Canindé são citados na pesquisa: além de Ximenes, aparecem Professor Luiz Damião, Berguim Construtor, Higino, Padre Adelmo, Irineu de Freitas. No primeiro resultado, o de cenário estimulado, Rosário Ximenes aparece na liderança com mais de 20 pontos percentuais. Veja os números.

. Rozário Ximenes – 48%
. Professor Luiz Damião – 23%
. Berguim Construtor – 2%
. Higino – 2%
. Irineu de Freitas – 1%
. Padre Adelmo – 1%

Se considerado a margem de erro para mais, Rosário pode chegar a este cenário estimulado com 53% dos votos. Brancos e nulos totalizam 10% e não sabem e não responderam somam 13%.

No cenário espontâneo a pesquisa considera apenas os dois mais prováveis na corrida eleitoral: Rozário Ximenes e Professor Luiz Damião. Também neste cenário, Rozário aparece com larga vantagem. Veja os números:

. Rozário Ximenes – 35%
. Professor Luz Damião – 19%
. Outros – 3%
. Brancos e Nulos – 13%
. Não sabem ou não opinaram 30%.

Num último cenário, o que avalia o índice de rejeição, Higino lidera e Rozário aparece em segundo lugar. A diferença de um para o outro é 7%. Veja os números:

. Higino – 23%
. Rozário Ximenes – 16%
. Professor Luiz Damião – 14%
. Padre Adelmo – 5%
. Irineu de Freitas – 4%
. Berguim Construtor – 3%
. Rejeita a todos – 11%
. Não rejeita nenhum – 21%
. Não sabem ou não opinaram – 21%