Eleições 2020: Justiça Eleitoral divulga medidas para evitar proliferação de coronavírus no Ceará

compartilhar no:

Com a pandemia da Covid-19, as eleições municipais de 2020 têm mudanças nas regras para garantir a segurança sanitária e o distanciamento social entre os eleitores. O diretor-geral do Tribunal Regional de Pernambuco (TRE-PE), Orson Lemos, reforçou as modificações previstas para o primeiro turno, que acontece no domingo (15).

Confira os protocolos de segurança abaixo.

Documentação
Na seção eleitoral, o eleitor deve apresentar documento de identificação com foto, que pode ser: carteira de identidade (RG), passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

Caso o eleitor tenha feito o cadastro biométrico, pode apresentar o e-Título ao mesário. O app está disponível para download nas lojas Google Play e App Store.

Horário de votação
Nestas eleições, o horário de votação foi ampliado para uma hora mais cedo. Portanto, os eleitores aptos a votar irão às urnas dentro do período de 7h as 17h. O intuito da ampliação é garantir mais tempo para que eleitores votem com segurança e tentar reduzir as possibilidades de aglomeração nos locais de votação.

Horário para idosos
O horário de 7h as 10h será preferencial para pessoas maiores de 60 anos. No entanto, eles podem, se preferir, votar em outro horário dentro do tempo de votação. Outras pessoas também podem votar entre as 7 e 10 horas, desde que respeitem o atendimento prioritário.

Covid-19
Se o eleitor estiver com febre no dia da eleição ou tenha sido diagnosticado com covid-19 nos 14 dias antes do pleito, a orientação é que fique em casa. Nesse caso, ele pode apresentar justificativa de ausência até 60 dias após a eleição, apresentando documento comprobatório (atestado médico, exame, etc).

Seção eleitoral
A Justiça Eleitoral realizou uma equalização em seções eleitorais, especificamente para a realização das Eleições Municipais 2020, com o objetivo de otimizar a utilização das urnas eletrônicas. Por isso, cerca de 850 mil eleitores cearenses tiveram suas seções alteradas e devem consultá-las com antecedência.

A reorganização dos eleitores ocorre dentro do mesmo local de votação, sem prejuízos ao exercício do voto. O eleitor pode consultar sua seção pelo site do TRE-CE, pelo Disque Eleitor 148 ou baixando o aplicativo e-Título.

Distanciamento
É recomendado que os eleitores respeitem o distanciamento mínimo de um metro das outras pessoas no caminho até o seu local de votação. Seja em transporte coletivo ou condução própria, a dica é evitar veículos cheios.

Na seção eleitoral, os locais nas filas serão sinalizados com adesivos colados no chão para auxiliar na organização e no respeito ao distanciamento. A recomendação é que se evite levar crianças ou acompanhantes para a seção eleitoral. Contato físico com outros eleitores, como abraços e apertos de mãos, também devem ser evitados.

Máscaras
O uso de máscara é obrigatório em todas as seções. O eleitor já deve sair de casa usando-a até seu retorno para casa. Na hora da identificação, o mesário poderá pedir que o eleitor dê dois passos para trás e abaixe brevemente a máscara.

Higienização
A Justiça Eleitoral fornecerá álcool em gel em todas as seções eleitorais em quantidade que permita que cada eleitor higienize as mãos antes e depois de votar.

Caneta
É solicitado aos eleitores que, quando possível, levem a própria caneta para assinatura do caderno de votação. As seções também disporão de canetas higienizadas para os eleitores que precisarem.

Providências tomadas pela Justiça Eleitoral e outras orientações para eleitores, candidatos, mesários, técnicos de urna, servidores e demais colaboradores que atuarão no dia do pleito podem ser consultadas no Plano de Segurança Sanitária.

Com informações do G1