Disco-voador? fim do mundo? luz no céu vista nesta segunda (23) era foguete chinês indo para a lua

compartilhar no:
Rastro de luz no céu era foguete chinês visto a olho nu em vários estados (Foto: reprodução)

Um rastro luminoso em movimento avistado no céu, no início da noite desta segunda-feira (23), foi o principal assunto das redes sociais e de grupos de whatsapp em todo o Ceará. Muitas pessoas se assustaram com a luz. Sobrou relatos de gente que cogitou ser até mesmo um fenômeno sobrenatural. Mas o mistério foi logo revelado.

A luz que causou assombro e assustou moradores nada mais é do que um foguete, que pode ser avistado a olho nu. De acordo com The New York Times, se trata de uma espaçonave lançada pela China para ir até a lua para conseguir capturar e trazer de volta à terra, pedaços de rochas lunares e amostras de solo. Conforme a publicação inglesa é a primeira missão a realizar tamanha proeza em mais de quatro décadas.

Essa missão é a última etapa do programa espacial que a China espera culminar com uma estação de pesquisa lunar internacional. Posteriormente, a ideia é realizar uma colônia humana na Lua por volta de 2030. Só que mais curioso do que a possibilidade de ver um foguete lançado pela China a olho nu de várias partes do Brasil e do mundo, foi a repercussão que isso causou.

Quixadá é uma cidade famosa também pelos causos de aparições de objetos voadores não-identificados (OVNIs) por isso, logo se levantou a suspeita de que o clarão no céu se tratava de um disco-voador. Em várias outras cidades cearenses, como Ibaretama, Ibicuitinga, Choró, Quixeramobim, Boa Viagem, Capistrano, Baturité e Banabuiú, o fenômeno foi relatado.

Em grupos de whatsapp foram compartilhados vários vídeos que mostram o rastro do foguete deixando um clarão no céu. Isso ocorria por conta da ejeção dos gases de queima que dão o empuxo para o foguete sair da Terra com missão para a Lua. Logo o jornal Diário do Nordeste e o jornal O Povo trouxeram a notícia de que a luz era a visão do foguete chinês e muitos se acalmaram.

O mesmo clarão no céu foi visto em diversas partes do país, como Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Bahia.