Cemitérios terão esquema de segurança para evitar aglomerações no dia de finados

compartilhar no:
Cemitério São João Batista no Cariri: operação quer barrar aglomerações (Foto: reprodução)

No dia de finados, é grande a expectativa de pessoas que passem pelos cemitários com o intuito de fazer suas orações de modo mais presente, sob o túmulo dos entes queridos. Essa tradição anuialmente provoca justamente aquilo que, no momento, é o que as autoridades em saúde mais estão buscando combater: aglomeração. Por isso na Capital e em Juazeiro do Norte, maior cidade do Ceará, haverá um esquema paara evitar tumulto.

“Os cinco cemitérios públicos de Fortaleza terão uma operação integrada, entre este sábado (31) e segunda-feira (2), devido ao Dia de Finados em meio à pandemia do novo coronavírus. Segundo orientações da Prefeitura Municipal, o público pode comparecer aos equipamentos durante o fim de semana para evitar concentração no feriado, e pessoas do grupo de risco à doença precisam evitar ir aos locais”, informou o jornal Diário do Nordeste.

Somente no Cemitério do Bom Jardim, a média anual é de 40 mil pessoas presentes na data. Serão 62 agentes administrativos da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) divididos entre os cemitérios para orientar e organizar o fluxo de pessoas. “Vamos agilizar a identificação dos túmulos para que as famílias não percam tempo e não gerem aglomeração. Diferente dos últimos anos, estarão proibidos todos os atos ecumênicos e todos os atos que possam gerar aglomeração nós cemitérios”, completa Alanderson Mangueira, titular da pasta.

Cariri

Já na região do cariri cearense, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, expediu recomendações direcionadas aos agentes públicos e privados do Município para prevenir eventos que possam gerar aglomerações em cemitérios e igrejas durante o Dia de Finados. Os documentos contêm diversas orientações ao prefeito, Secretaria municipal e Superintendência Regional de Saúde, Guarda Municipal, Polícia Militar, Autarquia de Trânsito e entidades privadas, como igrejas, cemitérios, hotéis, pousadas ou outros estabelecimentos do setor hoteleiro.

O promotor de Justiça Flávio Côrte Pinheiro solicita que os prefeitos adotem as providências necessárias para impedir, em todo território municipal, a realização de eventos que gerem aglomerações, em desconformidade com as medidas sanitárias vigentes. Os gestores públicos municipais também devem acompanhar o setor hoteleiro, em relação à limitação da capacidade de operação em 60%, durante o feriado de 02 de novembro, solicitando a lista de reservas dos hotéis e pousadas.

Aos representantes de entidades religiosas e cemitérios, o MPCE solicita que sejam cumpridas as medidas previstas no Protocolo Setorial 14 do Decreto Estadual durante as celebrações. Pessoas que apresentem algum dos sintomas da Covid-19, não poderão participar das atividades; e deve ser vedada a entrada e a permanência de pessoas que não estiverem utilizando máscara de proteção facial; dentre outras recomendações.