Amapá sofre novo apagão total na noite desta terça (17); causas ainda são desconhecidas

Foto mostra capital do estado em total escuridão (Foto: SOSAmapá)

Um novo apagão total foi registrado no Amapá, na noite desta terça-feira (17). O blecaute que deixou toda a capitão e pelo menos outrs três municípios vizinhos, teria sido registrado por volta de 21h05 da noite. Apenas hospitais, órgãos públicos e estabelecimentos comerciais com geradores não tiveram interrupção.

O apagão foi confirmado minutos depois pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), mas as causas ainda não tinham sido divulgadas. Para a Agência Brasil, a empresa de notícias do Governo Federal, a Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE) informou, em nota, que a falta de energia não teve origem na linha de transmissão da companhia e que não há nenhum problema no transformador que a empresa instalou na subestação que apresentou problemas e resultou em um apagão no estado no início deste mês e que levou o estado a decretar situação de emergência.

Também em nota o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que o sistema elétrico apresentou instabilidade e as causas estão sendo investigadas e que o sistema está sendo restabelecido gradualmente, sem dar mais detalhes.

Moradores do estado informaram através de telefonemas para redes de televisão que a energia estava oscilando minutos antes do apagão. Com o novo apagão, os serviços de telefonia móvel também estão prejudicados nessas localidades. Não é possível fazer ou receber chamadas telefônicas nas áreas afetadas. A comunicação só é possível nos locais em que há internet sem fio, com equipamentos abastecidos por geradores.

O Amapá vinha passando por rodízio desde a última quinta-feira (12): em algumas regiões da cidade, a energia voltava por três horas, e faltava por mais três. É o segundo apagão que atinge o Estado neste mês. Há duas semanas, no dia 3, um incêndio na subestação Macapá, da concessionária Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE), deixou 14 dos 16 municípios do Amapá no escuro por quase quatro dias.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede Sustentabilidade-AP) usou na noite de ontem o seu perfil no twitter para confirmar o apagão e cobrar providências sobre o caso. “estamos novamente com apagão total no Amapá”. “É urgente um esclarecimento das autoridades responsáveis sobre o que aconteceu neste momento.”

Com informações da Agência Brasil, Agência Globo e Folhapress