Rachel Marques testa positivo para o coronavírus e fica em isolamento; “estou bem, apenas com sintomas leves”

compartilhar no:

Quixadá: a esposa do prefeito de Quixadá, Ilário Marques, Rachel Ximenes Marques, 56 anos, testou positivo para o coronavírus. O Portal Revista Central conversou com Rachel que disse estar bem. Ela cumpre isolamento na próxima casa em Quixadá, e se mantém em quarto separado do esposo que fez o teste e teve o diagnóstico negativo.

“Os meus sintomas são voz mais anasalada, sintomas respiratórios, dor de garganta, e não tenho febre”, afirmou a primeira-dama de Quixadá. Por telefone, Rachel Marques confirmou que começou a sentir os sintomas no último domingo (4), período em que desde então ficou decidiu se isolar. Na segunda ela fez o teste Swab e recebeu o diagnóstico positivo na noite da última terça-feira (6). Rachel confirmou que fez o procedimento pela rede pública de saúde do Município.

Rachel Marques esteve várias vezes acompanhado do candidato a prefeito, em eventos de sua agenda de campanha. Apesar dos atos como carreatas e reuniões terem sido permitidos pela Justiça Eleitoral no município, há quem veja excesso no número de participantes nos atos do petista bem como dos seus opositores. Em imagens que são compartilhadas pelas coordenações de campanha, é possível comprovar a aglomeração de pessoas, mas as mesmas imagens comprovam que ela e o esposo usavam máscara, como no último fim de semana (ver foto abaixo). A esposa de Ilário Marques, no entanto, afirma que nos momentos em que participou, tomou os devidos cuidados.

Apesar de aglomerações nos atos, registros comprovam que Rachel e Ilário usaram máscara na agenda do fim de semana (Foto: reprodução redes sociais)

“A gente não tem como precisar porque pode ter ocorrido e eu estive também em Fortaleza em minha atividade de trabalho, então eu não posso precisar onde foi que peguei. E as atividades realizadas pelo Ilário, as pessoas todas têm tido todo o cuidado, inclusive ele também, de utilizar máscara”, afirmou Rachel por telefone.

Ilário Marques fez o teste logo que a esposa confirmou o Covid-19, mas seu resultado foi negativo. Nos próximos dias, ele deve fazer um novo exame para se certificar. Nesta quarta-feira (7) o prefeito de Quixadá usou suas redes sociais para comentar o assunto e afirmou que estaria cancelando presença nos eventos de campanha. “Fiz no mesmo dia um teste que deu negativo, mas por precaução e zelo estarei fazendo novo teste e estou cancelando minha presença física em eventos de campanha até novo resultado”.

Desde o fim de junho, Rachel Marques exerce o cargo de secretária-executiva de Políticas sobre Drogas da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Governo do Estado. Ela possui formação em psicologia, é especialista em educação e possui mestrado em saúde pública.

Histórico

A primeira-dama quixadaense integra uma lista de políticos da região que foram acometidos pelo virús na pandemia. A prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, foi uma das primeiras a confirmar o diagnóstico positivo. Recentemente o prefeito de Mombaça, Ecildo Filho, e sua esposa, Jakelini Braga, também estiveram com Covid.

NO auge dos piores momentos de Quixeramobim, o prefeito da cidade Clébio Pavone também confirmou em uma live que estava infectado com o Covid-19, e segurou as lágrimas em uma transmissão ao vivo quando informou a população da cidade que estava em isolamento.

Um dia antes de Rachel Marques confirmar o resultado, a esposa do governador Camilo Santana, Olélia Santana, e o candidato a prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, também tiveram que se afastar das atividades e da agenda política após receberem o resultado positivo do teste que tinham realizado.