Primeiro caso confirmado de coronavírus em animais de estimação é registrado no Brasil

compartilhar no:
Animal tem semanas e vida e foi contaminado pelos donos durante período de quarentena (Foto: reprodução)

O primeiro registro de animal no Brasil contaminado pelo coronavírus foi confirmado: trata-se de um gato de estimação que passou pelo teste e teve o resultado positivo. O caso está acontecendo em Cuiabá e foi divulgado nesta segunda-feira (19) pelo jornal O Globo. O animal teria contraído o vírus de seus donos, que foram infectados com a Covid-19.

De acordo com o jornal, o exame foi realizado pela veterinária Valéria Dultra. Ela é pesquisadora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Mato Grosso e mantém uma linha de pesquisa que investiga a possibilidade de bichos serem contaminados pelo coronavírus e, estes, por sua vez, repassarem o virús para humanos que mantenham contato.

Em entrevista, Valéria informou que o gato teve contato com o casal de donos no período em que eles cumpriram isolamento após testarem positivo para o coronavírus. O gato não apresenta nenhum dos sintomas aparentes, e não é possível descobrir ainda se aqueles mais comuns, como perca do ofato e do paladar, possam ter lhe atingido. A contaminação em outro gato e um cachorro também está sendo analisada, mas ainda não foi confirmado.

“O caso acende o alerta para o risco de as pessoas transmitirem o coronavírus para os animais. Investiga-se a hipótese de estes poderem, então, contaminar gente e outros bichos. Isso não só aumentaria os meios de transmissão quanto os reservatórios do vírus, apesar de, por ora, sejam somente hipóteses, sem comprovação”, disse o jornal.

A reportagem também detalhou a pesquisa que constatou a confirmação do vírus no bicho: tudo teria ocorrido durante uma festa de aniversário, o que comprova a hipótese defendida de que aglomerações podem facilitar a transmissão do vírus. ” A gata pertence a um casal com um filho pequeno, todos infectados numa festa de família em setembro. Os pais adoeceram, mas a criança permanece assintomática, assim como a gatinha. Uma única pessoa infectada pelo Sars-CoV-2 na festa contagiou pelo menos outras seis, que adoeceram”, detalhou o O Globo.