Morre aos 87 anos em Quixadá o comerciante “Sousa dos Discos”

compartilhar no:
Sousa em sua tradicional loja em Quixadá (Foto: blog do Amadeu Filho)

Morreu nesta quarta-feira (21) em Quixadá, aos 87 anos, o senhor Adonias Queiroz de Sousa. Ele vinha sofrendo complicações na saúde em decorrência da idade já avançada, mas a causa real de seu falecimento não foi confirmada. As informações sobre o velório e o sepultamento não foram obtidas.

Adonias ficou conhecido em Quixadá como o mais tradicional e popular vendedor de discos quando na época os sucessos das novelas e das rádios eram comercializadas em forma de vinil. O pioneirismo neste ramo comercial em Quixadá, ainda na década de 70, lhe rendeu o apelido pelo qual ficou popularmente conhecido: “Sousa dos Discos”, em alusão ao seu último nome da certidão de nascimento.

Como saiu a frente investindo neste ramo na cidade de Quixadá, Sousa dos Discos logo se tornou uma referência: se tinha um sucesso sendo lançado em vinil, a população logo corria na loja dele para comprar. O local também levou um apelido carinhoso dos clientes o “Cantinho dos Discos” e teria recebido visita de cantores ilustres de sua época, como Bartô Galeno, Genival Santos entro outros.

A modernidade trouxe um desafio para a área de Sousa: os discos de vinil passaram a ser extintos em função de um tipo mais moderno de equipamento próprio para CDs. As prateleiras logo ficariam repletas de CDs dos mais variados ritmo e estilos, do brega romântico, até o forró pé de serra.

O blogueiro quixadaense Amadeu Filho eternizou em suas palavras a representatividade e o iconismo popular carregado por Sousa dos Discos: “O “Cantinho dos discos” faz parte da vida de nossa gente. Quanta gente não namorou, casou mesmo, ouvindo uma bela canção que faz parte de um bolachão comprado ao Sousa. Adonias Queiroz (nosso Sousa dos discos) também constrói, lapida com sua atividade honesta a nossa bela história”.

Nas redes sociais, parentes e amigos lamentaram a morte do veterano comerciante e lembraram com afeto de sua história. O Portal Revista Central se solidariza com todos que se enlutam com a partida de Sousa.