Eleições 2020: Madalena terá apenas ações pela internet e Boa Viagem terá comícios em drive-in

compartilhar no:
Registro de comício na modalidade drive-in ocorrido no estado de Goiás (Foto: portal imprensa)

Região Central: mais dois municípios do Sertão Central já definiram quais os atos de campanha serão permitidos nas respectivas cidades durante o período de propaganda eleitoral permitido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Madalena e Boa Viagem trataram das regras e das medidas em reunião na 63ª Zona Eleitoral essa semana e a novidade ficou por conta de comícios Drive-in que será permitido em Boa Viagem.

As tratativas com os representantes das coligações e das agremiações partidárias das duas cidades foi mediada pelo juiz da 63ª Zona Eleitoral, Juíz Gustavo Montezuma, e com o promotor eleitoral, Alan Motinho Ferraz. Todas as medidas foram tomadas levando em consideração as questões relacionadas a segurança sanitária em função da pandemia provocada pelo coronavírus em Madalena e Boa Viagem.

Para as duas cidades o juiz autorizou que fosse realizado de maneira legal adesivaços, propaganda com bandeiras pelas ruas, panfletaços bem como visitas domiciliares. As visitas, no entanto, devem obedecer ao critério pontuado pelo decreto do Governo do Estado que estabelece um limite de até 100 participantes nas reuniões.

Em Boa Viagem a grande surpresa ficou por conta da autorização de comícios em forma de drive-in. Nesta modalidade, os participantes de qualquer evento vão ao local e permanecem dentro do carro, que sempre fica estacionado mantendo as normas de distanciamento já previstas. O drive-in ficou conhecido no estado como uma alternativa para que torcedores pudesse assistir a jogos do campeonato cearense com veículos estacionados dentro de uma área de um shopping em Fortaleza.

O juiz Luís Gustavo Montezuma permitiu o comício nesta modalidade, mas fez uma ressalva: não serão permitidos entre os veículos autorizados a participar do comício aqueles que fazem transporte de pessoas de maneira coletiva, como pau e arara, vans, ônibus e caminhões.

Em Madalena os representantes firmaram o compromisso de não realizar passeatas, carreatas, caminhadas, motorreatas. Até mesmo eventos para inauguração de comitês de campanha foram proibidos, o que indica que a campanha na cidade deve acontecer de maneira mais tranquila e com iniciativas concentradas apenas pela internet. Essa semana uma nova reunião deverá acontecer para que os partidos avaliem se devem alterar algumas das condicionantes firmadas no acordo.