Eleições 2020: candidato a prefeito do RN fingiu sequestro enquanto se escondia na cidade de Milhã

compartilhar no:
João Venâncio confessou ter se escondido em Milhã e forjado sequestro

Região Central: um candidato a prefeito do Rio Grande do Norte (RN) está sendo indiciado pela Polícia Civil do estado após uma investigação descobrir que ele estava escondido na cidade de Milhã, cidade do Sertão Central, e ter mentido ao sustentar a história que havia sido sequestrado. As investigações foram concluídas no último fim de semana.

O caso foi revelado pelo portal UOL e envolve o candidato a prefeito João Venâncio Ferreira, de 73 anos, que concorre a prefeitura da cidade de Antônio Martins no RN pelo Partido dos Trabalhadores (PT). O município possui pouco mais de seis mil habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme as apurações da Polícia Civil no último dia 24 de setembro equipes do setor de inteligência foram destinadas a encontrar o candidato após a família dele denunciar que Venâncio tinha sido sequestrado. O político foi encontrado um dia depois nas margens da BR-226, próximo a cidade de Pau dos Ferros. Após ter sido localizado, João Venâncio Ferreira prestou depoimento e detalhou que ainda chegou a fugir dos sequestradores por um instante, e graças a uma carona chegou até a cidade de Pereiro no Ceará, onde teria solicitado ajuda da Polícia Militar de Alexandria, outra cidade do Rio Grande do Norte.

A Polícia desconfiou do teor do depoimento e resolveu investigar. Para a surpresa dos civis, no decorrer da apuração foi descoberto que João teria criado a história de um falso sequestro enquanto esteve escondido na cidade de Milhã. Em outro depoimento o candidato revelou a mentira e disse ter se refugiado no Sertão Central após ter sofrido um ataque de pânico. Ele teria criado uma falsa impressão de que estava sendo perseguido por alguém que queria matá-lo.

Em Milhã o homem teria permanecido por 48 horas escondido sem sequer manter contato com a própria família, mas a Polícia ainda está investigando se havia algo previamente combinado. Não foi divulgado se há algum familiar do político em Milhã que tenha dado a ele cobertura para cometer o crime. Mesmo se for confirmado o crime, sua candidatura prossegue normalmente. Só condenados em segunda instância são considerados inelegíveis pela Justiça Eleitoral. O UOL tentou falar com a direção do PT no município de Antônio Martins, mas não conseguiu contato. Também ainda não foi possível achar o candidato para comentar o caso.