Eleições 2020: Banabuiú terá primeira pesquisa sobre intenção de voto para prefeito

compartilhar no:

O município de Banabuiú terá, pela primeira vez na história, a divulgação de sua primeira pesquisa eleitoral registrada para mostrar qual a preferência dos eleitores da cidade nas eleições deste ano. Edinho Nobre e Veridiano Sales disputam o cargo de prefeito pelos próximos quatro anos e a pesquisa deverá mostrar quem está com vantagem na margem eleitoral. O resultado está marcado para sair na próxima sexta-feira (30).

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 00146/2020. A empresa responsável informou que a amostragem levará em conta a abordagem de 600 eleitores, com 16 anos ou mais. O sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda informa que a pesquisa começou a ser feita no último dia 21 de outubro e é feita in loco.

“A amostra é selecionada em dois estágios, sendo que no primeiro faz-se uma divisão da amostra proporcionalmente ao número de habitantes acima de 16 anos de idade dentro de cada área geográfica intra-municipal. No segundo estágio, para cada área geográfica, os respondentes são selecionados respeitando-se quotas proporcionais controladas por região geográfica, sexo e faixa etária, de acordo com o perfil da população em estudo e obedecendo ao regime de quotas do TSE de 2020”, diz o sistema.

É a primeira vez que uma pesquisa eleitoral é devidamente registrada e publicada na cidade de Banabuiú. Em mais de 30 anos de emancipação política, nunca antes um levantamento de opinião sobre a preferência do eleitorado foi mostrado. O resultado deve esquentar o ritmo da política municipal e revelar entre Edinho e Veridiano, quem detém a preferência do eleitorado.