Egressos do Campus de Quixadá tem dois de três trabalhos finalistas em simpósio nacional na área de IHC

compartilhar no:

O Campus de Quixadá da Universidade Federal do Ceará é destaque em mais um evento nacional na área de interação humano-computador (IHC). Dois dos três trabalhos finalistas da para seleção de best papers de IHC 2020, que ocorrerá em próxima semana de modo virtual, são formados por egressos do curso de Engenharia de Software do campus e pela professora Andréia Libório.

Os trabalhos selecionados são “Interaction Design and Requirements Elicitation Integrated through SPIDe: a feasibility study“, que possui Beatriz B. do Rêgo, egressa de Engenharia de Software do nosso campus, como uma dos autores; e “Comparing Heuristic Evaluation and MALTU Model in Interaction Evaluation of Ubiquitous Systems” de José Cezar de Souza Filho, Marcos Randel Freitas Brito (ambos também egressos do curso de Engenharia de Software) e Andréia Libório Sampaio, professora e diretora do Campus da UFC em Quixadá.

A professora Andréia conta que o artigo Comparing Heuristic Evaluation and MALTU Model in Interaction Evaluation of Ubiquitous Systems é fruto do trabalho de conclusão de curso de Marcos Randel e do trabalho final da disciplina de Avaliação de IHC.

A docente ressalta que o artigo tem como característica a multidisciplinaridade: “a proposta proposta é comparar métodos de IHC para avaliar a interação de sistemas ubíquos, que junta IHC e Engenharia de Computação”. Andréia lembra ainda que os trabalhos das competições de avaliação dos simpósios anteriores também tinham esse teor de multidisciplinaridade. “A gente tem essa mega oportunidade de trabalhar a interdisciplinaridade e é um diferencial; está aqui a prova!”, conclui a diretora.

Beatriz Brito é formada em Engenharia de Software pela Universidade Federal do Ceará em 2016. Ela é mestra em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (2018) e doutoranda pela mesma Universidade.

A professora Tânia Pinheiro teve o full paper “Interpreting posts in empathic games: assumptions for a conceptual framework”, também dos autores Danilo Barros dos Santos, Cristiano Maciel, Kamila Rios Rodrigues, Eunice Pereira dos Santos Nunes aceito para apresentação.

Há ainda o trabalho “Evaluation of Facebook Advertising Recommendations Explanations with the perspective of Semiotic Engineering”, do discente do nosso Mestrado em Computação Niltemberg de Oliveira Carvalho e das docentes Andreia Libório Sampaio, Ingrid Monteiro que será apresentado na categoria full paper no simpósio. O artigo faz parte da dissertação de mestrado de Niltemberg, que é egresso do nosso curso de Sistemas de Informação.

O CAMPUS – O Campus da UFC em Quixadá é vocacionado para a área de tecnologia da informação e comunicação (TIC), atendendo às demandas de formação e estímulo à pesquisa científica e tecnológica na área. Nos últimos três anos, o Campus foi premiado as três vezes seguidas na Competição de Avaliação do mesmo evento.