Açudes de Quixadá vão receber 90 mil alevinos nesta sexta (23) em projeto de peixamento do estado

Quixadá: Um total de 90 mil alevinos serão despejados em açudes do município de Quixadá pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). A ação acontece amanhã (sexta, 23) através do Projeto de Peixamento, desenvolvido pelo Governo do Estado. Outros municípios também serão beneficiados com o processo.

Conforme o Governo do Estado uma agenda de visita técnica e despejo dos alevinos por parte dos técnicos da pasta, está acontecendo nesta semana. Na última quarta-feira (21) o peixamento aconteceu nos municípios de Icó e Catarina. Nesta quinta (22) a cidade de Baixio e Orós, vão receberá um total de 60 mil alevinos. Na sexta (23) é a vez do município de Quixadá.

A terceira semana de entregas completa 594 mil alevinos entregues pelo Governo do Ceará. Até o início do primeiro semestre do próximo ano, o Projeto de Peixamento promove a entrega 5,22 milhões de alevinos de tilápia, carpa, piau, curimatã e sardinha de água doce e beneficia cerca de 60 mil famílias que moram no entorno de mil barragens e açudes públicos. O investimento do Estado é de R$ 538.082,19.

“O compromisso do governador é, mesmo num período dramático de pandemia, assegurar segurança alimentar e renda para os mais humildes”, frisa Antônio Nei de Sousa, secretário executivo de Pesca do Desenvolvimento Agrário. Segundo Antônio Nei, a previsão é que o investimento público gere uma produção de mais de 1,1 mil toneladas de peixe e R$ 6 milhões em negócios rurais em benefício dos pescadores artesanais.

Há cerca de uma semana a SDA distribuiu um total de 240 mil alevinos em cinco municípios da região Centro e do Vale do Jaguaribe. Os peixes recém saídos do ovo chegam aos açudes e barragens públicas dos municípios de Pedra Branca e Solonópole, na quarta-feira (14); Piquet Carneiro e Jaguaribe, na quinta-feira (15); e Banabuiú na sexta-feira (16).