Mombaça vai fazer testagem em massa com a população para saber quem está com Covid-19

compartilhar no:
Testagem deve acontecer na praça central da cidade, conforme a prefeitura (Foto: divulgação)

Região Central: a prefeitura de Mombaça, no Sertão Central do Estado, prometeu realizar nesta terça-feira (1º), uma testagem em massa da população, para levantar informações sobre a pandemia do coronavírus na cidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, a testagem deve acontecer na praça central do município, durante todo o dia.

O material a ser utilizado será o teste rápido, em que o resultado é revelado em poucos minutos. A testagem deve acontecer das 8h até às 17h por profissionais da saúde que atuam no enfrentamento à pandemia. Qualquer pessoa poderá ir até a Praça e solicitar o teste, bastando que leve cartão do SUS, CPF e comprovante de residência.

Conforme a Secretaria de Saúde da cidade só serão permitidos no espaço montado para a realização da iniciativa, pessoas que estejam usando máscara de proteção facial. O cidadão que for ao local sem a proteção facial, não será testado. A medida visa garantir a segurança sanitária do ambiente.

Além da ação de testagem em massa a prefeitura de Mombaça também informou, através do Portal de Notícias CE, que estará adquirindo a partir da próxima semana uma quantidade de mil testes rápidos, que deverão ser usados pela Secretaria de Saúde na ação de testagem específica de comerciantes local.

A situação epidemiológica em Mombaça é uma das mais preocupantes do Sertão Central. Embora o número de mortes esteja na casa dos 33, pequeno se considerado com outros municípios, a cidade tem um total de 100 pessoa em tratamento e cumprindo isolamento, outras 10 hospitalizadas e ainda 83 pessoas que aguardam o resultado de exames. Até a última atualização do boletim da cidade, eram 891 casos confirmados.