Marinha alerta que ventos fortes devem provocar rajadas de até 60 km/h

compartilhar no:

A ventania que atinge os municípios do Ceará de maneira geral começa a despertar alerta por parte das autoridades. De acordo com a Marinha do Brasil, os ventos devem chegar a atingir a velocidade média de 60 km/h em suas rajadas até quarta-feira (2).

Segundo o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), isso ocorre devido à intensificação “dos ventos alísios” na faixa litorânea compreendida entre os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão. O órgão alerta que os navegantes consultem as informações a respeito de possível mau tempo antes de sair para o mar. O mesmo cuidado também estende-se às comunidades de pesca e esporte e recreio, conforme a Marinha.

De acordo com o portal G1, da TV Globo, durante o último fim de semana no Ceará, moradores de Fortaleza e de várias cidades relataram a ocorrência de ventos mais fortes do que o comum. Na zona rural de Banabuiú, por exemplo, durante o fim de semana, a suspeita é que as rajadas de tão fortes, tenham rompido com fios de energia de uma rede de substação e, em contato com a vegetação seca, causou uma queimada.

A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é que a faixa litorânea do estado apresente ventos de até 50km/h durante a semana.