Ideb 2019: três escolas de Quixeramobim estão entre as 10 melhores do Brasil

compartilhar no:

Quixeramobim: três das 10 melhores escolas do Brasil, em termos de rendimento e de qualidade na educação, são de Quixeramobim, cidade do Sertão Central. O município foi o único da região que aparece na lista das dez melhores escolas do país, divulgado essa semana pela Secretaria de Educação do Ceará (Seduc).

Uma das três unidades de ensino de Quixeramobim ficou no terceiro lugar nacional: é a Escola de Ensino Fundamental José Augusto Ferreira, que teve nota 9,7. As outras duas escolas que foram reconhecidas são Escola de Ensino Fundamental Manoel Farias de Almeida, e Escola de Ensino Fundamental Maria Maia Pinto Dinelly, ambas em penúltimo e último lugar do ranking, respectivamente.

De todas as dez melhores escolas do Brasil avaliadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nove são do estado do Ceará. Além das três de Quixeramobim, aparecem duas escolas da cidade de Cruz e uma escola cada das cidades seguintes: Barroquinha, Novo Oriente, Pires Ferreira e Independência, que teve a escola número um em todo o país com o melhor desempenho.

Durante uma transmissão em sua rede social, o governador Camilo Santana comemorou os dados. “Nós estamos falando do futuro da educação cearense. É muito orgulho (…) Não tenho dúvidas de que o Ceará vai chegar ao topo daqui a alguns anos”, afirmou o chefe do executivo estadual.

O Ideb é um indicador criado pelo Governo Federal para medir, anualmente, a qualidade do ensino nas escolas públicas dos estados brasileiros- disponibilizando uma meta para ser alcançada por unidades. Nos anos finais do Ensino Fundamental (5° ao 9° ano), o Estado ultrapassou a meta de 4,6 e alcançou o índice de 5,2, superando estados do Sudeste, como São Paulo. Dos 10 municípios brasileiros que registraram as maiores notas nessa etapa de ensino, 6 são do Ceará.

Os alunos do 1º ao 5º ano do fundamental no Ceará consolidaram um Ideb geral de 6,4 em 2019, superando em 1,3 a meta estabelecida para o ano e se tornando o estado que mais evoluiu no País nessa modalidade. Na rede pública, o estado obteve nota 6,3, ultrapassando em 1,5 ponto a projeção. Os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) da rede pública registraram também o melhor resultado do Brasil e consolidaram índice foi 5,2.