Eleições 2020: TRE-CE vai oferecer treinamento virtual para mesários que vão atuar no dia do pleito

compartilhar no:

Em função da pandemia provocada pelo coronavírus e que ainda assusta a população do mundo todo, o treinamento de mesários que vão atuar durante as eleições para prefeito e verador este ano, será feito de maneira virtual, através da modalidade de ensino a distância (EaD). A informação foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

“O treinamento ocorrerá, essencialmente, à distância. No entanto, algumas zonas avaliarão a capacitação presencial em casos excepcionais, de acordo com a evolução da pandemia, e seguindo as orientações sanitárias”, destaca o chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral de Fortaleza, Marcel Leonardo.

De acordo com o TRE-CE, a plataforma EaD e o app para o treinamento serão disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir desta terça-feira, 1º de setembro, para as capacitações. O aplicativo Mesários estará disponível para Android e iOS. Ressalta-se que as duas modalidades de treinamento terão o mesmo conteúdo. A data prevista para o primeiro treinamento na modalidade, junto com os mesários, está previsto para acontecer entre os dias 1º e 11 de setembro.

O treinamento por meio do app poderá ser realizado por qualquer mesário, utilizando-se de uma chave de acesso ao curso, informada na carta de convocação. Uma vez concluído, o mesário também terá direito a dois dias de folga. Vale destacar que não serão concedidas folgas extras ao mesário que realizar o treinamento nas duas plataformas. O direito a dois dias de folgas pela capacitação será aplicado, independente se o treinamento foi feito por EaD, via app ou por ambos.

Ainda conforme o TRE-CE, os cartórios eleitorais já iniciaram a fase de convocação dos mesários desde o dia 18 de agosto. O procedimento é realizado na forma eletrônica por meio do envio de e-mail ou de mensagem no aplicativo Whatsapp para os contatos informados pelos eleitores no formulário online disponibilizado no site do TRE-CE. Os editais de nomeação estão previstos para serem publicados até 16 de setembro. Devido a dificuldades no envio ou por motivos de substituição, a convocação pode chegar após essa data.