Eleições 2020: Pedra Branca deve ter cinco candidatos, entre padre e ex-prefeito preso

compartilhar no:
Convenções para oficializar nomes têm início hoje e vão até próxima segunda; entre eles, padre da cidade e ex-prefeito (Foto: Portal de Notícias CE)

Região Central: enquanto em alguns municípios as eleições serão tranquilias, garantindo como quase certo a reeleição de alguns candidatos, em Pedra Branca, no Sertão Central, tudo indica que o pleito deve ser movimentado e acirrado. A julgar pela quantidade de nomes que devem disputar a vaga da prefeitura: pelo menos cinco pré-candidatos estão confirmados. As convenções partidárias para lançar e oficializar o nome dos marjoritários deve começar hoje e vai até o próximo dia 15 de setembro.

Entre os pleiteantes, estão desde ex-prefeitos do município até padre da cidade. Quatro nomes já estariam no páreo pela conquista de votos em Pedra Branca já há algum tempo e se confirmaram oficialmente. São eles Junior do Gilberto (Solidariedade) , Pe. Antonio Menezes (PDT), Drª Daniela Cavalcante (PP) e Antonio Gois (PSD). Essa semana, conforme a imprensa local, o nome do também ex-prefeito, Pedro Paraibano, voltou a ser ventilado nos bastidores. Ele chegou a se lançar pré-candidato no início do ano, mas teria desistido da ideia.

Na última semana, no entanto, o cenário mudou. “Com o cenário que se desenhava, Pedro chegou a se afastar, segundo informações de correlegionários, cogitando até apoio a outros grupos. Porém, nos últimos dias seu nome voltou a circular no município como pré-candidato, com publicações na internet que sugere sua vontade de disputar mais um pelito. Se todos este nomes se confirmarem, Pedra Branca terá 5 candidatos ao cargo majoritário”, disse o Portal de Notícias CE, de Pedra Branca.

Convenções

Quatro convenções já estão marcadas. Curiosamente, elas devem ocorrer uma após a outra e elas começam nesta sexta-feira (11). Às 18h, está marcada o evento do Partido Social Democrático (PSD), do ex-prefeito Antônio Gois, que deve acontecer na residência particular de Gois.

No sábado (12), Democrático Trabalhista (PDT), liderado pelo padre da cidade, Pe. Antonio Menezes, deve se aliar com o Partido dos Trabalhadores (PT) e realizar sua convenção juntos. É uma das poucas cidades em que o PT não vai fazer sua convenção no dia 13. O evento ocorre na Câmara de Vereadores a partir das nove da manhã.

No domingo (13), também na Câmara Municipal, a Dra. Daniela Cavalcante faz a sua convenção pelo Partido Progressista, junto com Partido Socialista Brasileiro (PSB). Na segunda (14) as convenções continuam, desta vez pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ao que tudo indica, Pedro Paraibano deverá ser oficializado como candidato, mas o partido ainda não confirmou oficialmente.

ex-prefeito Antonio Gois (foto: divulgação)

Polêmicas

Entre os nomes, o de maior polêmica que pleiteam uma nova vaga para prefeito, com certeza é o de Antônio Gois. Ele foi preso no fim de janeiro do ano passado, a pedido do Ministério Público do Ceará (MPCE), suspeito de integrar um esquema criminoso que que desviou mais de R$ 5 milhões da prefeitura, por meio de contratos com uma construtora.

Na época, junto com Gois, foram presos o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcílio Alcântara; o coordenador municipal de projetos sociais, Pontes Pereira; a ex-secretário municipal de Educação, Edmilson Viana; a conselheira tutelar Selma Bezerra; o ex-vereador e comerciante Wiron Holanda; e o engenheiro Paulo Martins de Lima.

Quando foi preso, seu vice assumiu o cargo e quatro meses depois ele entregou oficialmente a vaga de prefeito. Em uma carta que entregou à Câmara de Pedra Branca no fim de maio, Antônio Gois disse que “É com o coração apertado que venho atender a um pedido de meus filhos” e falou que “forças contrárias ao desenvolvimento do município de Pedra Branca sempre se insurgiram contra o modelo administrativo da minha gestão”.