Eleições 2020: em convenção com aglomeração, Rozário Ximenes é apresentada candidata à reeleição em Canindé

compartilhar no:
Eento foi realizado em local fechado e desobedecendo distanciamento social (Foto: reprodução)

Região Central: primeira mulher a comandar o mais alto posto da política de Canindé, a atual prefeita do município, Maria do Rozário Araújo Pedrosa Ximenes, teve o nome oficializado como candidata à reeleição no pleito deste ano em convenção política realizada na manhã desta segunda-feira (14). O evento gerou aglomeração, reunindo um grande número de pessoas em um local fechado, e que não obedeciam às regras de distanciamento social.

O evento político foi realizado pelo Partido Democratas (Dem) e registrou a participação presencial dos deputados Acrísio Sena (PT) e João Jaime (DEM). Ilomar Vasconcelos, que é vereador de Canindé e atual presidente do legislativo, foi oficializado como o candidato a vice que vai compor a chapa de Rozário. O governador Camilo Santana participou através de transmissão online ao vivo, cumprimentando Rozário e lhe desejando sorte na caminhada política.

Imagens que foram compartilhadas em redes sociais e por sites da imprensa da região, mostram que o evento teve aglomeração, o que fere as regras de distanciamento social que tem sido orientada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo Ministério Público do Ceará (MPCE). Realizado em um local fechado que não foi informado pela equipe de campanha, o ato político tinha várias pessoas que ocupavam espaços próximos.

Esse fator tem sido investigado pelos órgãos de justiça, já que estão proibidos via decreto estadual por contribuir com a disseminação do coronavírus. A própria Rozário Ximenes testou positivo para a Covid-19 no início de abril deste ano. Caso o MPCE investigue a conduta da organização da convenção, a prefeita que tenta a reeleição poderá, a exemplo do que está acontecendo com outras cidades, responder criminalmente.

Rozário Ximenes foi a primeira mulher a assumir o cargo de prefeita de Canindé em ais de 170 anos de administração política. Ela venceu as eleições em 2016 derrotando o então petista Celso Crisóstomo, que se envolveu em uma série de polêmicas na época. Suas promessas de campanha para o primeiro ano de gestão, previam um mandato coletivo e de participação popular.

Rozário tem 61 anos e possui uma larga história no município. É servidora efetiva ocupando o cargo de agente administrativa. Já foi primeirda-dama da cidade, quando o então marido, Luius XImenes, comandou o legislativo de Canindé. Também foi secretária da cidade e vereadora. Em meio a pandemia do novo coronavírus, se envolveu em uma polêmica ao colocar na imagem de São Francisco de Assis que existe em Canindé, uma gigantesca máscara de cor verde, a mesma do seu partido. Muitos entenderam o ato como uma ocasião em que se valendo de uma crise na saúde, Rozário usou para fazer política.