Eleições 2020: ao menos 15 ex-prefeitos do Sertão Central estão na relação de ‘ficha suja’ do TCE; veja lista

compartilhar no:
TCE enviou lista essa semana e relação continua sendo atualizada até 26 de setembro (Foto: divulgação/TCE)

Região Central: pelo menos 15 ex-prefeitos que já passaram pelas prefeituras das cidades do Sertão Central, estão na relação de ficha-suja enviada essa semana pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ao Ministério Público Eleitoral (MPE). A lista contém os nomes de ex-gestores e ex-prefeitos e vices que tiveram a prestação de contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Ceará (TCE) e que por essa razão, ficam impedidos de se candidatarem novamente.

A contagem foi realizada pelo Portal Revista Central com base na lista divulgada pelo TCE essa semana. No levantamento, o Portal considerou apenas a pesquisa pelos gestores que passaram pelos municípios nos últimos 3 mandatos, ou seja: 2008, 2012 e 2016. A equipe não considerou a data do período transitado do processo a qual os ex-gestores são alvos.

Conforme o levantamento, dos 18 municípios que compõem a região Centro do estado, oito possuem ex-prefeitos que estão com ficha-suja, enquanto nas outras noves cidades restantes, não constam na lista nomes de ex-prefeitos de 2008 até 2016 com algum tipo de processo. De acordo com o TCE, em todo o Ceará 3.036 pessoas que tiveram suas contas desaprovadas. São secretários, vices, cargos de confiança além de ex-prefeitos. No total, são 5.279 processos, sendo 5.225 no âmbito municipal e 54 no âmbito estadual.

Essa lista é enviada anualmente pelos tribunais regionais ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que com as informações de improbidade administrativa em mãos, conseguem barrar a emissão legal de documentação para aqueles gestores que desejam se candidatar novamente a prefeito ou vice, mas que tiveram as contas rejeitadas. Com isso, o registro de candidatura não sai e o candidato fica impugnado.

A relação seria enviada até o dia 26 de setembro, conforme o TCE, mas o envio acontceue essa semana. Até lá a corte de contas cearense disse que vai continuar atualizando diariamente a lista. Isso significa que nomes que ainda não constam na relação, podem surgir nos próximos dias.

Veja a relação das cidades, considerando nomes de prefeitos e ex-prefeitos dos anos de 2008, 2012 e 2016, que tiveram os nomes divulgados e que estão impedidos de se candidatarem:

Banabuiú
Não possui ex-prefeitos na lista

Boa Viagem
Não possui ex-prefeitos na lista

Canindé
Manuel Cláudio Pessoa Cardoso
Francisco Celso Crisóstomo Secundino

Caridade
Francisco Júnior Lopes Tavares
Simone Tavares

Choró
José Antônio Rodrigues Mendes

Deputado Irapuãn Pinheiro
Não possui ex-prefeitos na lista

Ibicuitinga
José Edmilson Gomes
Francisco Ailton Pinheiro Maia

Ibaretama
Não possui ex-prefeitos na lista

Madalena
Zarlul Kalil Filho

Milhã
Não possui ex-prefeitos na lista

Itatira
Não possui ex-prefeitos na lista

Paramoti
Marcos Aurélio Mariz Santos
Eduardo Feijó Santos Júnior

Pedra Branca
Não possui ex-prefeitos na lista

Piquet Carneiro
Expedito José do Nascimento

Quixadá
Rômulo Nepomuceno Bezerra Carneiro
João Hudson Bezerra

Quixeramobim
Cirilo Antônio Pimenta Lima

Senador Pompeu
Antônio Teixeira de Oliveira

Solonópole
Não possui ex-prefeitos na lista