Eleições 2020: 46 pre-candidatos registraram candidatura para prefeito em 18 cidades do Sertão Central; prazo termina hoje (26)

compartilhar no:

Termina neste sábado (26) o prazo para que os postulantes aos cargos de vereador, vice ou prefeito nas respectivas cidades em que atuam, possam registrar sua candidatura. Após esta data, aquele que não proceder com o registro, estará impedido de concorrer as eleições deste ano. Um levantamento do Portal Revista Central mostrou que no Sertão Central, 46 candidatos estão concorrendo ao cargo de prefeito nas 18 cidades da região.

Os dados foram levantados a partir do sistema de divulgação de candidaturas e contas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o DivulgaCand. O site é atualizado diariamente, portanto, é possível que o número oficial ainda possa ser maior, já que o prazo para registrar a chapa segue até este sábado.

Como o prazo para a lista final do TSE ser fechada segue até hoje, fica proibido até às 23h59 deste sábado os pré-candidatos realizarem propaganda eleitoral. Eles podem fazer postagens e demais meios de divulgação nas redes sociais, mas não podem pedir voto e dizer que são candidatos. As jurisprudências dos tribunais eleitorais tendem a julgar este tipo de atos como propaganda antecipada, passível de multa e determinação de retirada da propaganda.

Somente a partir deste domingo (27) é que o TSE vai liberar o início da propaganda eleitoral, quando candidato poderá santinho, adesivo e pedir voto publicamente. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV começa no dia 9 de outubro e segue também até 12 de novembro. O primeiro turno das eleições está marcado para acontecer no dia 15 de novembro, e o segundo turno, caso seja necessário, no dia 29 de novembro.

O DivulgaCandContas, sistema responsável pela divulgação das candidaturas registradas em todo o Brasil para as Eleições Municipais de 2020, já pode ser acessado no endereço divulgacandcontas.tse.jus.br. Desenvolvida pelo TSE, a ferramenta permite consultar as candidaturas por município e cargo, acessar informações detalhadas sobre a situação dos candidatos que pediram registro de candidatura, bem como todos os dados declarados à Justiça Eleitoral, inclusive informações relativas às prestações de contas dos concorrentes.

À medida que os candidatos solicitam seus registros à Justiça Eleitoral, o TSE divulga todos os dados do concorrente no sistema.