Agosto registra o menor número de mortes por coronavírus em Quixadá

compartilhar no:
Aglomeração em filas para casa lotérica e agência da Caixa, em Quixadá, no dia 30 de abril.

Quixadá: o mês de agosto foi o que teve o menor número de mortes provocados pelo coronavírus, desde o início da pandemia no município de Quixadá. Os números mostram que no período de 1º a 31 do mês passado, a cidade do Sertão Central contabilizou dez mortes, uma cifra menor do que os três meses anteriores. O resultado pode ser comprovado a partir de uma análise nos dados fornecidos diariamente pela Prefeitura de Quixadá.

A notícia traz de volta a esperança tão aguardada pelos moradores, de que o município possa estar vencendo a Covid e ter superado a sua pior fase. De acordo com os número do boletim epidemiológico agosto registrou aumento no número de mortes num intervalo de, em média, a cada cinco dias. O mês começou com um total de 65 mortes e terminou com esse número em 75, ou seja, dez novos casos no período.

A contagem detalhada de casos confirmados, suspeitos e óbitos pelo coronavírus em Quixadá começou no dia 17 de abril. Naquele mês, a cidade terminou com uma única morte. Em Maio foram 22 novas mortes. Em junho, 27, o pior mês da pandemia para Quixadá. Em julho as mortes foram caindo e o registro da prefeitura contabilizou 15 óbitos no mês e agora em agosto, apenas 10 mortes.

Os números de agora trazem alívio frente ao período de terror que os moradores de Quixadá viveram logo no início da pandemia. Maio e junho foram os piores meses em relação ao total de mortes provocadas pela doença, conforme os dados da prefeitura. Agora, no entanto, as estratégias em saúde parecem mostrar que há um caminho a ser percorrido e a cidade vai recuando nos casos de óbitos.

A grande diferença do coronavírus para as outras doenças até então já vistas pela humanidade, é a sua capacidade de diferenciação de cenários que pode provocar. Enquanto em junho Quixadá vivia o seu pior momento, a cidade vizinha, Quixeramobim, parecia respirar aliviada e imune ao perigo do Covid-19. Hoje, no entanto, o cenário se inverteu: é Quixeramobim quem amarga a cifra de deter o maior número de mortos entre a região do Sertão Central, enquanto Quixadá, que já ocupou esse posto antes, agora respira aliviado.

Embora o cenário reflita uma situação mais confortável se comparado com os meses anteriores, a pandemia ainda resiste e exige cuidado por parte das pessoas. Quixadá ultrapassou a marca de 8 mil casos notificados, conforme as informações da prefeitura, na atualização do boletim da última quinta-feira (3), data em que essa matéria foi fechada. Deste total, 3.451 (42,96%) foram confirmados e 4.477 (55,73%) foram descartados. 3.299 já estão recuperados, 60 em isolamento domiciliar e outras 16 seguem internadas.