Prefeituras do Sertão Central devem decidir hoje se seguem para Fase 4 ou se permanecem nas fases anteriores

compartilhar no:
Paço da prefeitura de Quixeramobim (Foto: Assessoria de comunicação)

Região Central: essa semana deve ser decisiva para a economia dos municípios cearenses, principalmente os que compõem a região do Sertão Central. Novos decretos municipais assinados pelos prefeitos das respectivas cidades, devem trazer a confirmação se os municípios acompanham o avançar do plano de desenvolvimento econômico do estado, ou se permanecem na situação em que estão.

O Governador Camilo Santana anunciou, em live na última sexta-feira (28), a permissão para os municípios da macroregião do Sertão Central passarem para a Fase 4 do plano a partir desta terça-feira (1º). Isso significa que todas as atividades não essenciais, além de medidas que ainda não estavam sendo autorizadas, como a realização de missas com a presença de fiéis, estarão liberados.

Mas o que muitos não sabem é que as medidas elencadas a cada decreto pelo Governo do Estado podem ou não serem seguidas pelos prefeitos. Os gestores de cada município exerce uma espécie de poder de veto, cabendo a ele a decisão de acompanhar o Estado no avançar das fases do plano, ou permanecer o seu município na fase em que já esteja. Isso acontece porque cada município enfrenta uma situação particular, e o cenário de Fortaleza pode não ser o mesmo cenário de segurança de uma cidade do interior.

Um claro exemplo disso está no município de Quixeramobim. A cidade é a que detém, atualmente, o maior número de óbitos provocados pelo coronavírus entre os municípios do Sertão Central. Há cerca de 15 dias, quando o governador Camilo Santana autorizou os municípios do Sertão Central a passarem para a Fase 3 do plano, o prefeito de Quixeramobim, Clébio Pavone, considerou a situação da cidade e disse que o município permaneceria na Fase 2.

Esse mesmo cenário pode acontecer em outras cidade e as decisões podem surgir a partir desta segunda-feira (31). Os municípios devem elaborar e publicar, durante todo o dia de hoje, novos decretos que regulamentam e trazem informações sobre o funcionamento de cada cidade acerca da autorização da Fase 4 do plano de retomada econômica. Os documentos com o detalhamento da medida em cada cidade, serão fixados nos sites das prefeituras.