Pandemia em Quixeramobim: município registra 20 novas mortes somente nos 15 primeiros dias de agosto

compartilhar no:
Paço da prefeitura de Quixeramobim: município enfrenta momento mais delicado desde início da pandemia (Foto: Assessoria de comunicação)

Quixeramobim: os números relacionados às mortes provocadas pela pandemia do coronavírus do mês de julho, levaram a população de Quixeramobim a acreditar que aquele mês teria sido o período considerado o pico da doença. Mas um comparativo das duas primeiras semanas de agosto com o mês anterior, dá sinais de que uma situação que já era considerada delicada, pode se agravar ainda mais.

De acordo com uma análise feita pelo Portal Revista Central nos números fornecidos pela Prefeitura de Quixeramobim, somente nos 14 primeiros dias de agosto, a cidade contabilizou 20 mortes em função da Covid-19. Eram 55 mortes totais no dia 1º de agosto e na atualização publicada no fim da tarde de sexta-feira (14), o número estava em 74.

Considerando que houve um óbito do dia 31 de julho para o primeiro dia de agosto e o total de agora, são 20 casos no período, enquanto nas duas primeiras semanas de julho foram apenas 10 mortes, eram 27 no dia 1º daquele mês, e 37 no total, 14 dias depois. Ou seja, um aumento de 100% em comparação com o mesmo período.

Essa realidade tem deixado a população de Quixeramobim cada dia e cada vez mais assustada. O Portal Revista Central já mostrou que os números expuseram a cidade a uma complicada situação sanitária no mês passado, mas a julgar pelas duas primeiras semanas de agosto, é provável que o cenário se torne ainda pior.

Cidade contabilizou 74 mortes até o momento

Nem mesmo o prefeito, Clébio Pavone, saiu imune da Covid-19. De acordo com a imprensa local, Pavone estaria isolado após apresentar sintomas suspeitos do coronavírus. Na solenidade de hasteamento da bandeira na manhã de sexta-feira (14), em frente ao paço da prefeitura, o prefeito sequer participou do ato, e chegou a ser representado por um policial.

A tensão é ainda maior porque o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), que fica na cidade e é responsável pelos atendimentos específicos para tratamentos de pacientes dos 19 municípios da região, está sem vagas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Ou seja, caso alguém esteja necessitando de alguma internação por um quadro mais delicado, será preciso esperar que outro paciente receba alta médica para, então, ocupar a vaga via Central de Regulação.

O detalhamento do boletim mostrou que Quixeramobim tem um total de 1.705 casos confirmados da doença, enquanto outros 1.710 casos foram descartados. 65 outros pacientes estão aguardando o resultado de exames que fizeram e 1.071 pessoas já receberam alta clínica, ou seja, foram considerados curados. De acordo com a Secretaria de Saúde um total de 560 pacientes estão em isolamento domiciliar.