Governo Federal evacua 2 mil pessoas após rompimento da barragem em Jati

compartilhar no:
Rompimento aconteceu cerca de um dia após abertura da comporta da barragem, que faz parte da obra de transposição do São Francisco (Foto: Sistema Verdes Mares)

Cerca de 2 mil pessoas serão evacuadas de toda a área próxima a barragem do município de Jati, na região do Cariri. A informação foi confirmada em nota enviada à imprensa, pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) do Governo Federal. Na tarde desta sexta-feira (21) parte da estrutura da barragem rompeu após a abertura de uma comporta. A barragem em Jati faz parte da área de transposição do Rio São Francisco.

“O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informa que, de forma preventiva e zelando pela preservação de vidas em primeiro lugar, decidiu evacuar moradores que vivem no entorno da Barragem Jati (CE), em decorrência do vazamento registrado, nesta sexta-feira (21), em um dos condutos da estrutura”, informou o MDR em nota. Todas as pessoas que moram num raio de 2 km próximos da barragem “estão sendo transportadas para hotéis, pousadas e alojamentos na região ou poderão ir para casas de parentes e amigos até que sejam feitas todas as avaliações técnicas das estruturas do reservatório”.

Ainda conforme o órgão do Governo Federal o aviso de evacuação da área está acontecendo “por meio de carros de som e por profissionais da defesa civil local e da empresa operadora, que também estão indo diretamente às residências”.

O jornal Diário do Nordeste informou agora há pouco que o governador do Ceará, Camilo Santana, realizou um vôo de helicóptero na área de rompimento da barragem. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estariam na cidade agindo para reforçar o trabalho realizado pelas equipes de segurança. O jornal também entrevistou o secretário de recursos hídricos, Francisco Teixeira, que disse que

A comporta da tomada d’água no Eixo Norte da transposição da barragem de Jati foi aberta na última quinta-feira (20) com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. A celeridade na obra de transposição do Rio São Francisco foi usada por apoiadores políticos do presidente Jair Bolsonaro como uma forma de enaltecer o trabalho de Bolsonaro no nordeste, destacando que os governos petistas passaram quase 16 anos e não conseguiram concluir a obra.

Na manhã deste sábado (22) imagens e vídeos gravados por moradores da cidade no local do rompimento, mostraram que o jato d’água que vazava pelo local, já havia sido contido. No entanto, a população ficou assustada com um buraco que se formou na estrutura da barragem. Também em entrevista ao jornal Diário do Nordeste, o secretário de recursos hídricos, Francisco Teixeixa, disse que “o jato d’água causou um pequeno processo erosivo, mas que não aparenta comprometer a estrutura”.