Exposed Ocara: Ministério Público presta atendimento a vítimas de crimes sexuais

compartilhar no:

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) encorajou jovens do município de Ocara a registrarem denúncias de crimes sexuais. Por meio de atuação conjunta da Promotoria de Justiça de Ocara e do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NUAVV), o MPCE participou de sensibilização com as vítimas no caso “Exposed Ocara” e contou com o apoio de representantes do Centro de Referência e Apoio às Vítimas de Violência (CRAVV), órgão ligado à Secretaria de Proteção Social (SPS) do Governo do Estado. A convite do promotor de Justiça de Ocara, Antônio Forte, a promotora de Justiça e coordenadora do Nuavv, Joseana França, e a equipe do Núcleo visitaram o município na última terça-feira (11/08).

O promotor de Justiça Antônio Forte pontuou que as vítimas foram visitadas e, na ocasião, foi enfatizada a necessidade de formalização das denúncias para que os abusadores sejam devidamente punidos. O MPCE já havia realizado acolhimento com o núcleo familiar de vítimas de crimes sexuais, em julho, ocasião em que estudantes enviaram denúncia para a Promotoria de Ocara e foram trazidas à Fortaleza para atendimento na sede do NUAVV. Lá, foi explicada a importância de denunciar os crimes de natureza sexual a fim de coibir práticas futuras e efetivamente responsabilizar o abusador. Também foram colhidas as demandas de cunho social e psicológico. A iniciativa se deu após a ampla divulgação da campanha promovida pelo MPCE “#dignidadesexual”, que encorajou estudantes da cidade a apresentarem denúncias ao Ministério Público.

Diante disso, a Promotoria de Justiça de Ocara solicitou ao Nuavv um trabalho de sensibilização com jovens da cidade, com o intuito de fortalecê-las não só para fins da responsabilização penal do abusador, como também para proporcionar atendimento psicossocial oferecido pela equipe multidisciplinar do Nuavv e do CRAVV. Assim, a equipe se deslocou até o município e atendeu a vítimas de forma domiciliar.