Em nova carta, bispo Dom Ângelo Pingnoli suspende retorno de missas com presença de fiéis

compartilhar no:
Em carta, Dom Ângelo afirmou que questões de segurança serão consideradas para preservar vida dos fieis (Foto: Pascom Banabuiú)

Quixadá: em uma nova carta aberta, datada do último sábado (8) e divulgada no site e redes sociais, o bispo da Diocese de Quixadá, Dom Ângelo Pingnoli, voltou atrás e comunicou que ao contrário do que havia anteriormente sido avisado, as missas nas paróquias da Diocese não retornam na forma presencial a partir do dia 16 de agosto. Em sua nova decisão, ficou acertado que as missas retornarão somente na quarta fase.

“Na carta anterior, do dia 15 de julho, havíamos expresso o desejo de reiniciar nossas celebrações parcialmente presenciais no dia 16 de agosto (…). Porém, após ter reunido o Conselho de Presbíteros no dia 03 de agosto, acontecida a reunião dos bispos do Regional Nordeste I, no dia 07 de agosto, e consideradas todas as circunstâncias da nossa realidade no Sertão Central, decidimos aguardar a reabertura das igrejas presenciais para mais adiante”, diz o trecho da carta.

Com isso, as 20 paróquias das 10 cidades que são administradas pela Diocese de Quixadá devem reconsiderar o aviso anterior e suspender a permissão de fiéis presentes em missas. Os meios de comunicação como as redes digitais deverão continuar ser utilizadas para a transmissão das celebrações.

Dom Ângelo Pingnoli considerou que é possível que a volta de missas com a presença de fiéis ocorra somente a partir da quarta fase. No comunicado ele ainda destaca que cada paróquia poderá permanecer aberta para visitação de fiéis que queiram fazer suas orações pessoais. “As celebrações dos sacramentos do batismo e do matrimônio, se mesmo não houver possibilidade de adiamento, poderão ser realizados em diálogo em cada pároco, respeitando todas as normas das autoridades sanitárias”, afirma.

O bispo fundamentou sua decisão dizendo que deve ser os cristãos os primeiros a cumprir as medidas e regras de segurança sanitária, lembrando que do contrário, a programação da volta das celebrações deverá ser retardada ainda mais. E pediu também que todos ficassem tranquilos. “Tranquilize a sua alma mesmo que tenhamos que aguardar por mais um tempo para as celebrações eucarísticas presenciais”.