Com a ajuda de câmeras, guardas impedem estupro de mulher e prendem bandido no interior do Ceará

compartilhar no:

A ação rápida de guardas municipais, aliada à tecnologia aplicada pela Prefeitura de Fortaleza na segurança preventiva em nove bairros da capital cearense, impediu que um delinquente foragido da Justiça praticasse mais um crime nas ruas da cidade. Na madrugada desta segunda-feira (3), por volta de 1h30, o bandido tentou estuprar uma mulher de 54 anos. Porém, as câmeras de uma Torre de Vigilância captaram a ação do bandido e os guardas municipais agiram com rapidez, impedindo a consumação do crime e prendendo o suspeito.

O fato aconteceu no bairro Bonsucesso, na zona Sul da Capital, onde está implantada uma das nove torres de vigilância do Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU). Os guardas municipais que faziam o monitoramento do bairro através das imagens captadas pelas câmeras do sistema perceberam quando uma mulher estava sendo agredida e arrastada para o alpendre uma casa abandonada, localizada na Rua Coronel Fabriciano.

Imediatamente, eles acionaram as patrulhas que fazem o policiamento ostensivo do PMPU no bairro. A viatura da supervisão e outra, a VTR-367 da Coordenadoria de Policiamento Comunitário (Copcom), da Torre do Bonsucesso, seguiram rapidamente para o local, e flagraram o momento em que o criminoso tentava estuprar a mulher. Ele recebeu voz de prisão em flagrante a vítima foi resgatada das mãos do criminoso.

Flagrante

O suspeito foi identificado como Francisco Gleulson Lúcio, foragido da Justiça e com mandado de prisão em aberto por crime de roubo. Juntamente com a vítima, ele foi encaminhado à Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza (DDM), onde foi autuado em flagrante por crime de estupro e deverá ser encaminhado, nas próximas horas, de volta ao Sistema Penitenciário.

A mulher recebeu atendimento especializado na DDM e foi liberada após prestar depoimento.

Torres

O Programa Municipal de Proteção Urbana PMPU), implantado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza PMF) em 2018, já tem nove Torres de Vigilância implantadas na Capital, com o monitoramento das ruas por dezenas de câmeras e patrulhamento motorizado durante 24 horas em cada um dos perímetros.

Atualmente, já estão em pleno funcionamento as Torres de Vigilância do PMPU nos seguintes bairros da Capital: Jangurussu, Goiabeiras, Vila Velha, Barra do Ceará, Caça e Pesca, Canindezinho, Bonsucesso, Por do Sol (Coaçu) e Pan-Americano.

Até o fim do ano, outros bairros da Capital receberão o equipamento e as ações do PMPU, como o Centro, Santa Terezinha, Varjota, Praia de Iracema, Pirambu, Sítio São João (Conjunto Palmeiras), Meireles (Praia do Náutico), Lagoa Redonda e José Walter.

Conteúdo: Cn7