Cogerh decide liberar 320 litros de água por segundo a mais do açude Pedras Branca

compartilhar no:
Açude Pedras Brancas está com menos de 10%, mesmo com a quadra chuvosa de 2020 sendo uma das melhores da década (foto: arquivo RC)

Quixadá: o açude Pedras Branca, que fica no distrito de mesmo nome em Banabuiú, e que é responsável pelo abastecimento das cidades de Quixadá e Quixeramobim, deve liberar uma quantidade maior de água nos próximos dias, conforme definido pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). A operação de alocação de água foi definida em reunião no último dia 11 de agosto, com membro do comitê da Bacia do Banabuiú.

De acordo com a Cogerh foi deliberado que além do que atualmente já fornece para a garantia do abastecimento humano das duas cidades, haverá a vazão de 320 novos litros por segundo para a Alocação do Sistema Hídrico Pedras Brancas. Não foi definido por quantos dias a liberação da quantidade deverá permanecer.

Na reunião, os membros do Comitê definiram que a vazão extra estava sendo planejada principalmente para garantir a demanda de abastecimento de cerca de 50 famílias de três localidades: Galiza, Sítio Barreira e Sítio Volta, todas elas dependentes da água disponibilizada pelo açude para o consumo humano. “Vale destacar que a operação se dará em conformidade a necessidade do atendimento da demanda das referidas localidades”, ressaltou o gerente regional da Cogerh na região, Paulo Ferreira.

A distribuição da vazão dos 320 litros de água por segundo ocorre de maneira distribuída entre as famílias das localidades e ainda as cidades de Quixadá e Quixeramobim. De acordo com a Cogerh serão 140 l/s disponibilizados para a CAGECE de Quixadá, 30 l/s para Quixeramobim, 30 l/s para outros usos e 120 l/s perenização do Rio Sitiá.

“A definição da vazão do reservatório ocorreu em conformidade com a Resolução 004/2020 (durante o período de pandemia do coronavírus Covid-19), que permite que o CSBH-RB defina sobre a Alocação negociada de água na sub-bacia hidrográfica do Rio Banabuiú para o segundo semestre de 2020”, disse a Cogerh em nota.