Bombeiros debelam incêndio que consumiu 15 hectares de vegetação em Itatira

compartilhar no:
Chamas foram controladas após cerca de cinco horas de trabalho (Foto: divulgação)

Região Central: equipes do Corpo de Bombeiros da 6ª Cia do 3º Batalhão de Bmbeiros Militar (BBM) de Canindé, precisaram auxiliar moradores da comunidade de Sabonete, na zona rural do município vizinho de Itatira, a debelar um incêndio que estava consumindo com altas chamas uma vegetação na região. A operação foi registrada na última quarta-feira (26).

De acordo com a Companhia, o trabalho de combate teve início por volta de 16h30 da tarde. Os bombeiros informaram que o incêndio consumiu uma área estimada em 15 hectares e só foi totalmente debelado por volta das 21h40. Para o combate ao incêndio foram utilizados 8 mil litros de água, além da abafadores, bombas costais e um soprovarredor.

Nesta época do ano, em função das altas temperaturas provocadas pela ausência de chuvas e tempo seco, os riscos de incêncios florestais aumenta consideravelmente. Por isso, os cuidados com bitucas de cigarro ou tentativa de limpar um terreno com o uso de fogo pode ser perigoso. Diariamente os Bombeiros Militares no Ceará estão agindo no controle de chamas e de queimadas.

Essa semana uma pesquisa realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) mostrou que cinco municípios do Sertão Central estão entre os que posseum as maiores chances de incêndios, em função do clima seco e das altas temperaturas registradas nos últimos dias. As cidades citadas no estudo são: Banabuiú, Boa Viagem, Quixadá Quixeramobim e Solonópole.