Alerta de perigo: umidade do ar fica abaixo do normal nesta terça (18) em Quixadá e mais 14 cidades

compartilhar no:
Clima mais seco pode trazer riscos maiores de incêndios em vegetações secas e problemas de saúde nas pessoas (Foto: reprodução)

Quixadá: o dia nesta terça-feira (18) deve ser de cuidados para quem vai sair de casa e se expor ao sol. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do Governo Federal responsável pelos estudos de previsão do tempo no País, o índice de umidade relativa do ar ficará entre 20% e 30% para Quixadá e outras 14 cidades do Sertão Central.

Em aviso oficial publicado no fim da tarde de segunda-feira (17), o Inmet destacou que a situação deve exigir cuidados redobrados das pessoas que estarão expostas ao sol. Ao todo, 98 municípios foram alvo de alertas emitidos pelo órgão.

Na região centro do Estado o alerta englobou a cidade de Quixadá e outras 14. Foram elas: Banabuiú, Boa Viagem, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Madalena, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole.

O alerta de Perigo Potencial que foi o tipo emitido para as cidades da região, significa que no dia de hoje a umidade relativa do ar estará variando entre 20% e 30%, oferecendo riscos de incêncio e também danos à saúde.

A baixa umidade do ar pode causar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, entre outros. O recomendado é que as pessoas tomem muito líquido e evite ficar exposto em horários mais quentes, das 10h às 15h.