Quixadá e mais sete cidades do Sertão Central recebem máscaras para doação à famílias inseridas no CadÚnico

Máscaras serão repassadas às prefeituras que ficarão responsável pela distribuição às famílias (Foto: divulgação)

Quixadá: os municípios de Quixadá, Canindé, Quixeramobim, Piquet Carneiro, Banabuiú, Ibicuitinga, Deputado Irapuan Pinheiro e Itatira, todas situadas na região do Sertão Central, estão entre a lista de um total de 32 municípios cearenses que serão contemplados com a doação de máscaras de tecidos feita pelo Governo do Estado às prefeituras. A entrega acontece nesta quinta-feira (16) através da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

A ação é resultado da parceria entre Casa Civil, Secretaria da Saúde, Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Agência do Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece) e SPS. De acordo com a Secretaria mais 125.250 famílias de 32 municípios de várias regiões do interior cearense serão contempladas.

O Governo do Estado destacou que essa é uma nova ação para reduzir os riscos de transmissão do coronavírus. No total serão destinados 626.250 máscaras de tecido para essas famílias. A entrega acontece por lotes e este é o quarto lote que está sendo entregue às prefeituras municipais, totalizando 2.779.750 equipamentos de proteção facial, em benefício de 555.950 famílias em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

Pelas regras da distribuição, cada núcleo familiar recebe cinco unidades. No total, o Governo do Ceará já atendeu 108 municípios. A meta é doar cinco milhões de máscaras. A distribuição continua a medida em que os produtos vão sendo confeccionados pelas oito empresas do setor têxtil que aderiram ao edital de chamamento público para confecção dos itens de proteção.

Além dos municípios do Sertão Central foram contemplados neste lote as cidades de Tauá, Lavras da Mangabeira, Milagres, Jardim, Cedro, Aurora, Jucás, Barro, Salitre, Santana do Cariri, Nova Olinda, Saboeiro, Porteiras, Ipaumirim, Antonina do Norte, Abaiara, Catarina, Penaforte, Tarrafas, Altaneira, Umari, Jati, Arneiróz e Granjeiro.

A titular da SPS, Socorro França, ressalta a importância da união de Estado e municípios nas ações de enfrentamento à transmissão do coronavírus. “A saúde é o nosso bem maior. Por isso, em meio a essa pandemia, não podemos nos descuidar, precisamos nos precaver, usando máscaras, mantendo o distanciamento social possível e seguindo as orientações do poder público estadual”, defende a secretária.