Profetas da Chuva de Quixadá viram tema de livro e documentário; Lançamento ocorre nesta segunda (20)

compartilhar no:
Aproximadamente 20 profetas participaram do evento de 2018 (foto: RC)

Quixadá: anualmente, homens e mulheres que compõem o mais fiel traço do estilo sertanejo de viver, se encontram para expor a sabedoria de sua observância, advinda do passar do tempo, para palpitar: “vai chover” e, nos casos mais triste, “vai ter seca”. São os profetas da chuva de Quixadá, componentes da história e da cultura do sertão central. Agora, os profetas serão tema de um livro e de um documentário. O lançamento ocorre a partir desta segunda-feira (20) de modo virtual.

Intitulado “Os Profetas – pelo observar da natureza e o desejo de chover”, o livro é de autoria de Benedito Teixeira, Cláudia Albuquerque e Ethel de Paula, e traz prefácio do renomado jornalista, professor e pesquisador da cultura popular, Gilmar de Carvalho. De acordo com os autores, a obra escrita conserva o modo de falar e as memórias dos homens e das mulheres que mantêm viva a tradição de prever o tempo.

Profetas levam artefatos para comprovar, nos encontros, suas previsões (foto: Arquivo RC)

Para evitar aglomerações, o livro será lançado de forma virtual, a partir das 17h, com live no canal do Youtube da Invento Produções Culturais e da Cagece. A edição online já está disponível no site www.livroprofetas.com.br. O lançamento terá entre os convidados da live, autores e pesquisadores do livro e do secretário de cultura do Ceará, Fabiano Piúba. Versões impressas serão distribuídas gratuitamente nas bibliotecas públicas e comunitárias do Sistema Estadual de Bibliotecas do Ceará. Os sertanejos que concederam entrevistas também receberão o livro. O documentário estará online a partir de quarta-feira, 22.

Até quarta, no mesmo horário e nos mesmos canais no Youtube, outras lives devem acontecer para discutir assuntos e temas relacionados aos Profetas da Chuva. Na terça-feira (21), a live “Observadores da Natureza: profecias & ciência” reúne o escritor e jornalista Benedito Teixeira, autor de três capítulos do livro, a pesquisadora e psicóloga Karla Martins e a meteorologista e pesquisadora da Funceme, Meiry Sakamoto, com a editora e jornalista Dalviane Piresa como mediadora.

Dona Lourdinha, uma das poucas mulheres e profetas (Foto: Luis Alves)

Já na quarta (22), será lançado o documentário “Profetas da Chuva no Imaginário do Audiovisual” com a presença da jornalista e professora Bete Jaguaribe, participação do realizador audiovisual Vitor Grilo, que é diretor do documentário, e do cineasta Wolney Oliveira. O curta-metragem tem duração de 25 minutos e traz relatos de nomes célebres entre os que compõem o celeiro de profetas de Quixadá, como Dona Lourdinha, José Célio de Assis e Antônio Josué Viana.

Em entrevista ao jornal O Povo, o cineasta e diretor da produção afirma que “Apesar de terem muitas semelhanças, todos são singulares. Dona Lourdinha se distingue por ser mulher. Suas histórias sempre pontuais e sua vitalidade surpreendem. José Célio, que tem quase 90 anos, também é muito preciso na forma de articular o saber popular com a ciência”.