Mesmo com decreto do Estado, Senador Pompeu decide permanecer com comércio fechado

compartilhar no:
Praça do município de Senador Pompeu, no Centro da cidade (Foto: reprodução)

Região Central: apesar de estar inserido na região do Sertão Central, que foi liberada para entrar na Fase 1 do Plano de Retomada Econômica do Governo do Estado, o município de Senador Pompeu decidiu permanecer na fase de transição, deixando em aberto apenas supermercados, óticas e demais setores do serviço essencial. A decisão foi comunicada pela prefeitura através das redes sociais.

A decisão de manter apenas aberto os comércios da cidade que se inserem na fase de transição terá validade até a próxima sexta-feira (10), data em que a gestão deve decidir se vai mais uma vez prorrogar a fase de transição ou se vai iniciar a reabertura do comércio na Fase 1. Em nota, a prefeitura disse que a decisão se dá “em caráter excepcional, e por se fazer necessário manter intensificadas as medidas de restrição estabelecidas em decorrência da doença infecciosa”.

O Plano de Retomada Econômica é gerenciado pelo Governo do Estado. É ele quem decide quando e qual fase do Plano entrará em vigor. Mas cabem aos prefeitos seguir ou não o avanço das fases, já que eles têm autonomia para deliberar nas decisões municipais. Essa autonomia, no entanto, é válida somente para a decisão de acompanhar o Estado nas decisões sobre o Plano, porque por uma questão constitucional os municípios não podem avançar nas Fases do Plano antes do que o Estado.

Apesar da decisão considerar os casos de coronavírus no Município, a cidade é uma das que compõe a Região Central que tem o menor número de confirmações por coronavírus. De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Município, Senador Pompeu tem 96 casos confirmados, dos quais 86 já foram considerados curados. 273 foram descartados e a cidade registrou apenas um óbito, do início da pandemia até o momento.