Em plena pandemia, Sindicato denuncia que Caridade atrasa salário de médicos há três meses

compartilhar no:
Vista da cidade de Caridade, no Sertão Central (Foto: Sistema Verdes Mares)

Região Central: de acordo com o Sindicato dos Médicos do Ceará, a cidade de Caridade está atrasando o salário dos profissionais de medicina que atuam no município. É a única cidade da região central do estado que se encontra no rol dos municípios que atualmente estão com atrasos no salário dos médicos, conforme o sindicato.

A informação da entidade mostra uma situação delicada, já que os médicos têm sido em todo o Ceará a classe profissional que mais a população necessita nestes tempos de pandemia, para auxiliar com orientações e meios preventivos no combate à doença. Um levantamento do devedômetro dos médicos feito pelo Portal Revista Central mostrou que Caridade estaria atrasando os proventos dos médicos que trabalham no município desde abril, quando a pandemia teve início.

Ao todo, conforme o levantamento realizado pelo Sindicato, 11 prefeituras do Ceará estão devendo aos médicos: Aracoiaba, Baturité, Catunda, Chaval, Limoeiro do Norte, Pacajús, Maranguape, Icó, Mulungu, Juazeiro do Norte e Caridade. Apesar dos débitos, a cidade anunciou durante todas as semanas do mês de junho, a regularidade nos atendimentos nas unidades de saúde da família da sede e na zona rural.

O levantamento dos débitos é realizado pela entidade de classe que divulga desde janeiro de 2017 as gestões municipais em atraso com as remunerações médicas. Esse número já chegou a 31 gestões inadimplentes, mas com o trabalho da entidade em negociações administrativas e/ou medidas judiciais cabíveis, muitos Municípios já sanaram os seus débitos.

No site, o Sindicato dos Médicos do Ceará afirma que faz uma checagem dos débitos financeiros sempre que é acionado pelos profissionais nas cidades onde atuam. Confirmada as pendências, eles dizem que buscam resolver as questões no âmbito administrativo via assessoria jurídica. “esgotadas as negociações no âmbito administrativo, são tomadas as medidas judiciais cabíveis para assegurar o respeito ao trabalho médico e feita a divulgação dos “maus pagadores e devedores” através das redes sociais oficiais e portal do Sindicato dos Médicos. Tal divulgação, sempre no primeiro dia útil de cada mês, refere-se aos débitos do mês anterior”.

O Portal Revista Central buscou contato com a assessoria de imprensa da prefeitura de Caridade, mas não conseguiu retorno até a publicação desta reportagem. O espaço fica em aberto para eventual resposta que a gestão do município queira fornecer para fins de esclarecimentos. Nas redes sociais, a prefeira de Caridade, Amanda Lopes, não fez qualquer menção ao assunto nos últimos dias.