Com tempo frio na madrugada, temperatura em Piquet Carneiro chega aos 16º graus

compartilhar no:
ùltimos dias tem apresentado tendência de baixas temperaturas em vários municípios

Região Central: não se engane, porque não é só impressão sua: os últimas dias, em determinadas horas, estão realmente mais frios. O resultado tem sido temperaturas bem abaixo do comum, fazendo o clima de calor e ensolarado típico do sertão central, dar espaço a climas mais frescos. O mais recente registro deste fenômeno ocorreu na quarta-feira (22) em Piquet Carneiro: a temparatura mínima da cidade chegou aos 16º.

As informações foram confirmadas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Além de Piquet Carneiro, só houve uma temperatura bem abaixo: foi na cidade de Barro, na região do Cariri, onde os termômetros chegaram a 14,9º. O tempo mais frio é sentido geralmente na madrugada ou nas primeiras horas do amanhecer.

Centro da cidade de Piquet Carneiro (Foto: divulgação)

E se você que já está intrigado com o friozinho nos últimos dias, vai ficar ainda mais impressionado quando soube que o que tem feito o tempo ficar mais ameno, é justamente a temperatura que faz durante o dia. De acordo com a Funceme são os dias mais claros têm colaborado para temperaturas mais amenas na madrugada.

“A variação da temperatura ao longo do dia tem relação, principalmente, com a radiação. Em dias com céu limpo, os raios solares atingem a superfície terrestre com maior facilidade por não ter a presença de nuvens para bloquear a passagem. Com isso, aquece mais a superfície terrestre em comparação a dias com céu nublado. Durante a noite, essa radiação dissipada da superfície se perde com mais facilidade, deixando o ambiente com uma menor temperatura”, explicou o órgão.

A Funceme ainda confirmou que o pico das temperaturas mínimas ocorre, geralmente por volta das 5 ou 6h, e explicou que quando, pelo contrário, houver maior nebulosidade, as nuvens, durante a noite, impedem que a radiação se perca, funcionando como uma “tampa”, deixando assim, as temperaturas mínimas mais elevadas. Mas não pense que o tempo frio significa chuva. A tendência desta quarta (22) até a próxima sexta-feira (24) é de condições atmosféricas estáveis, ou seja, baixa possibilidade de chuva em todo o Ceará.