Chuvas “fora de época” se concentram na região do Sertão Central nos últimos dias

Quixeramobim registrou a maior chuva do dia nas últimas 24 horas (Imagem: reprodução)

Região Central: A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informou que dois municípios localizados na macrorregião do Sertão Central foram os que registraram os principais acumulados em chuva dos últimos três dias. Em Quixeramobim — no posto pluviométrico Sede — foram anotados 17 milímetros, mesmo acumulado do posto pluviométrico Lagoa do Mato no município de Itatira.

As precipitações pouco expressivas aconteceram entre as 7h do último domingo (19) e 7h desta segunda-feira (20), de acordo com a Funceme. No posto Açude Quixeramobim, também em Quixeramobim, ainda foram registrados 14 mm. A cidade tem sido a que mais registra chuvas “fora de época” como são chamadas pelos especialistas as chuvas da pós-estação.

Com as condições de tempo mais estáveis em todo o estado, os acumulados do último fim de semana foram pouco expressivos — como já havia sido adiantado em previsão do tempo da Funceme divulgada na última sexta-feira (17). Entre as 7h de sexta e 7h de sábado, o município de Jaguaruana registrou 16 mm no posto pluviométrico Giqui.

Conforme a Funceme a previsão do tempo para esta terça-feira (21) é de Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea, na Ibiapaba e no Sertão Central e Inhamuns. No Maciço de Baturité, chuva isolada.