Açude Banabuiú, terceiro maior do CE, vai liberar 0,29m³ por segundo durante segundo semestre

compartilhar no:
Vazão foi decidida pela Cogerh durante Seminário de Alocação de Águas (Foto: Sistema Verdes Mares)

Os três principais açudes do Ceará tiveram suas vazões médias de operação aprovadas para 2020.2 durante o Seminário de Alocação das Águas dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú, realizado virtualmente na última semana. A alocação de água dos vales é um processo conjunto que envolve 6 Comitês de Bacia Hidrográficas (CBHs) do Estado: Baixo, Médio e Alto Jaguaribe, Salgado, Banabuiú e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Quase meio litro por metro cúbico será liberado por segundo durante o próximo semestre (Foto: divulgação)

Em Banabuiú, a vazão média será de 0,290 m³/s, com a indicação de liberação de 6 ondas de 1,0 m³/s por 10 dias com intervalos de 30 dias. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Morada Nova, irá avaliar e realizar um diagnóstico prévio da situação atual dos sistemas de abastecimento humano ao longo do trecho até a Comunidade de Felipe de Cima, no município de Morada Nova.

Seguindo as orientações de isolamento social como forma de combate à pandemia, o Seminário foi realizado de forma virtual este ano. Com a presença de 8 representantes de cada CBH, as propostas sobre os possíveis cenários de liberação de água dos reservatórios foram discutidas pelos participantes, que aprovaram as seguintes vazões para a operação dos açudes Castanhão, Orós e Banabuiú para o segundo semestre.

O processo contou com o apoio e organização da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, dentro de sua política de gestão compartilhada dos recursos hídricos. “É inspiradora e fundamental a dedicação dos membros dos comitês de bacia do estado e dos técnicos responsáveis pela realização do Seminário em promover, mesmo diante do contexto difícil da pandemia, a gestão participativa e o uso parcimonioso das nossas águas”, afirma o presidente da Companhia, João Lúcio Farias, que esteve presente no encontro acompanhado da diretoria da Cogerh.