Ação heroica de soldado da PMCE salva cinco pessoas de uma casa em chamas, em Fortaleza

compartilhar no:

“Ao ingressar na Polícia Militar do Ceará, prometo dedicar-me inteiramente ao serviço policial-militar, à polícia ostensiva, à preservação da ordem pública e à segurança da comunidade, mesmo com o risco da própria vida”. Esse trecho é parte do compromisso de honra que todo policial militar do Ceará faz ao ingressar na corporação.

Na manhã dessa quarta-feira (22), o Soldado W. Gomes da 1ª Companhia do 18º Batalhão Policial Militar (1ªCia/18ºBPM) atuou em uma ocorrência atípica em sua rotina de trabalho e mostrou muito bem que esse juramente não é apenas um cumprimento de protocolo para ingressar nas fileiras da corporação, mas sim algo internalizado dentro de cada um que faz parte da instituição militar.

Estamos a falar da ocorrência amplamente repercutida pelos principais veículos de comunicação do estado – o salvamento de cinco pessoas, que estavam em uma casa, em incêndio. Fato esse, acontecido na rua Padre Perdigão Sampaio, no Bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza-CE.

A heroica ação do PM, aconteceu quando o soldado realizava patrulhamento de rotina, juntamente com seus companheiros de viatura e avistaram uma casa em chamas. O militar não exitou. Desembarcou da viatura e adentrou na residência. As primeiras pessoas a serem salvas pelo soldado foram duas crianças – Patrícia e Artur, de 7 e de 5 anos respectivamente -, as quais estavam nos primeiros compartimentos do imóvel.

Vanessa, foi a terceira pessoa a ser salva. Ela estava na casa vizinha, onde o fogo também já se alastrava. Os dois últimos a serem salvos pelo policial, com a ajuda dos demais companheiros que estavam com ele, foram o sr. Francisco Otacílio de Araújo Ramos e a sra. Maria Eronilde Ramos, idosa de 87 anos. O socorro a dona Maria foi ainda mais dificultoso e exigiu ainda mais coragem do PM. Ela estava no andar superior da casa e tinha mobilidade reduzida.

O PM – porque não dizer neste caso, o anjo de proteção daquela família – não mediu esforços e carregou nos braços a idosa que relutava em abandonar o local. Em razão do rápido avançar das chamas, o policial percebeu que não mais conseguiria sair pela frente da casa. Decidiu, então, ele buscar uma saída pelos fundos do imóvel, obtendo mais uma vez sucesso e salvando a última vida daquela casa.

Nenhuma das vítimas tiveram ferimentos na ocasião. O Sd W. Gomes, após o fim da ocorrência, deu continuidade normalmente ao seu serviço na “Base Proteger” da comunidade do sossego, por está se sentindo bem. Entretanto, seus colegas de serviço perceberam ele desfalecido dentro da base e realizaram, imediatamente, seu socorro a uma unidade hospitalar do Bairro. Em seguida, foi ele transferido ao IJF centro, onde encontra-se em estado estável e internado com lesões térmicas (lesão por inalação de fumaça), na Unidade de Terapia Intensiva.

O Comando da PMCE parabeniza o Soldado W. Gomes e demais policiais que atuaram destemidamente e com muita perspicácia nesta ocorrência. A PMCE esclarece também que segue prestando total apoio ao policial, acompanhando-o através da Coordenadoria de Saúde e Assistência Social e Religiosa (CSASR) e de seu comandante imediato.

O Comando da PMCE determinou a instauração de uma comissão de Meritoriedade aos policiais atuaram nessa ocorrência.